Costa Neto/Divulgação
Além do Parque da Macaxeira (foto), festival também ocupará espaços como o Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE e Praça da Lagoa do Araçá
A 14ª edição do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontece de 1º a 6 de outubro, no Recife. A programação gratuita e para todas as idades ocupa o Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá. O festival está entre os mais relevantes festivais de cinema de animação da América Latina, priorizando a originalidade, autoralidade e a diversidade na programação. Clique aqui e confira a programação detalhada.
O ANIMAGE é uma realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura e da Lei Paulo Gustavo. Também conta com apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha, Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Instituto Cervantes de Recife, ABCA, Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE.
A programação exibe produções em curtas e longas-metragens, com destaque para a Mostra Competitiva de curtas, que distribui prêmios em nove categorias. Há ainda mostras especiais de curtas e longas e atividades voltadas para o compartilhamento de conhecimento, como oficinas, masterclasses e bate-papos com realizadores nacionais e internacionais.
Costa Neto/Divulgação
Em sua 14ª edição, o ANIMAGE traz na programação um total de 138 filmes, sendo 5 longas e 133 curtas-metragens, de 43 países, das quais 21 produções são brasileiras. Além disso, o festival conta com um total de 45 sessões, em cinco locais da capital pernambucana
A seleção de longas-metragens é um dos destaques do ANIMAGE e este ano inclui cinco obras. Serão exibidos também, o clássico da animação japonesa “Akira”, do diretor Katsuhiro Ôtomo, com versão restaurada em 4k, “El Sueño de la Sultana”, aclamada produção espanhola de Isabel Herguera. O festival traz outras duas estreias marcantes no Brasil: de “Boys Go to Jupiter” do experiente animador americano Julian Glander, e “Four Souls of Coyote”, longa premiado do húngaro Áron Gauder.
As mostras especiais deste ano apresentam temas inéditos, como a celebração dos 100 anos da Animação Portuguesa, a Mostra Cubana, a Mostra Andreas Hykade e a Mostra Pernambuco. Juntam-se às já consagradas Mostra Africana, Mostra Brasil e Mostra Erótica, além do retorno da Mostra Parque, que volta a oferecer sessões ao ar livre, em espaços públicos e periféricos da cidade.
“O ANIMAGE, em sua 14ª edição, reafirma nosso compromisso com a inovação e a diversidade, reunindo perspectivas únicas da animação de todo o mundo. Seguimos firme no propósito de promover um espaço rico em diálogos e aprendizado para todos os públicos, fortalecendo a posição do festival entre os mais importantes do país”, comenta Antonio (Gutie) Gutierrez, criador e diretor do festival.
“É um convite para uma oportunidade única de vivenciar a arte da animação em sua forma plena, com todos os detalhes evidenciados pela tela grande e realçados pelo som em potência máxima. Em nosso atual contexto social, sair de casa e encontrar pessoas para ver filmes no cinema é um passeio cada vez mais importante.”, comenta o curador geral do festival, Júlio Cavani.
A pluralidade do festival também é evidenciada pela curadoria. Além do responsável geral, Júlio Cavani, a 14ª edição traz um time de curadoras e curadores que participaram das escolhas das mostras especiais e na seleção da Competitiva: Fernando Galrito (Portugal), Nara Aragão (PE), Kalor (PE), Ivette Ávila Martín (Cuba), Camila Monart (PE), Felipe Soares (PE), Pâmela Peregrino (RJ) e Radhi Meron (SP).
José de Brito/Divulgação
Mostra Competitiva soma 71 filmes em competição, de 32 países, sendo nove brasileiros
MOSTRA COMPETITIVA – O consolidado circuito competitivo internacional do festival reúne as mais novas produções de animação em curta-metragem e premia os melhores filmes em nove categorias. Ano a ano, a Mostra Competitiva tem recorde crescente de inscrições, para esta edição foram 2.200 inscrições, de 100 países. Destes, foram selecionados 71 filmes, de 32 países, sendo 9 de realizadores brasileiros.
A comissão de seleção do circuito competitivo 2024 foi composta por Camila Monart (PE), Felipe Soares (PE), Nara Aragão (PE), Pâmela Peregrino (RJ) e Radhi Meron (SP). Acesse aqui os filmes da Mostra Competitiva 2024.
A premiação principal, definida pelo júri do festival, é a de Melhor Curta – Grande Prêmio ANIMAGE, que além da estatueta, recebe prêmio em dinheiro no valor de R$4.000,00. O júri também indica os melhores nas categorias Curta Infantil, Curta Brasileiro, Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som, que recebem o troféu ANIMAGE. O público também escolhe o Melhor Filme – Prêmio do Público, definido pela audiência do festival, por meio de voto direto nas sessões.
O júri oficial desta edição do ANIMAGE, que indicará os premiados da Mostra Competitiva, é composto por Camila Kater (SP), Dandara Palankof (PE) e Fernando Galrito (Portugal).
Serviço: ANIMAGE – 14º Festival Internacional de Animação de Pernambuco Data: 1º a 6 de outubro 2024 Onde: Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá. Ingresso: gratuito | Clique aqui e confira a programaçãoSiga o ANIMAGE no Instagram: @animagefestival