Eric Gomes/SecultPE/Fundarpe
O cantor Chico César é uma das atrações do Palco Pernambuco Meu País
Depois de passar por Taquaritinga do Norte e Serra Negra-Bezerros, nos dois últimos finais de semana, chegou a hora do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) aportar no município de Gravatá. A partir desta sexta-feira (26) e até o próximo domingo (28), serão realizadas dezenas de ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais, espalhados em dez palcos/linguagens espalhados pelo centro e demais distritos da cidade. Nesta edição, o festival irá inaugurar os polos País do Cinema e País das brincadeiras, este último destinado ao público infantil, além de apresentações do Conservatório Pernambucano de Música (CPM).
Sendo assim, o Festival Pernambuco Meu País continua fazendo jus ao reconhecimento nacional de que Pernambuco é o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País. Confira abaixo a programação.
Ricardo Labastier/Secult-PE/Fundarpe
Betto do Bandolim também é um dos nomes que integra a programação no festival
Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, “o Festival Pernambuco Meu País é uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e já está deixando um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana”.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explica que o evento se coloca como uma política pública guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva do setor. “A curadoria tem como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas, bem como espaços de capacitação, entre tantas outras abordagens”, ressalta.
Juarez Ventura/Secult-PE/Fundarpe
Alceu Valença encerra a programação no domingo (28), no Palco Pernambuco Meu País
PROGRAMAÇÃO – Em Gravatá, além do palco Pernambuco Meu País, outros polos voltados para as mais diversas linguagens artísticas também compõem a programação, como os palcos País da Literatura, País das Artes Cênicas, País do Circo, País das Culturas Populares, País da Música, País das Conexões Visuais e País da Cultura Alimentar. Além disso, teremos a estreia do País do Cinema e País da Brincadeira. A proposta é promover ações voltadas para todos os públicos e de todas as idades.
O País do Cinema acontece durante os três dias de festival e a inauguração, na sexta-feira (26), ficará a cargo da Escola Técnica Estadual José Luiz Mendonça, às 14h, com a atividade literária “Comer Com Os Olhos”, com Luiz Eduardo Andrade. Em seguida, às 15h, acontece a Intervenção audiovisual da websérie Escritoras Negras de Pernambuco, com Odailta Alves.
Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe
O grupo Barbarize sobe ao Palco da Música, nesta sexta-feira (26)
Outro destaque é o País da Brincadeira dedicado ao público infantil, que traz a Caravana do Palhaço Xililique e Banda Pipoca e o Tio Bruninho, na sábado (27), a partir das 17h30, e Teatro de Mamulengos Mamusebá, Tio Geraldo e Joanah Flor – Pernambucaninhus, no domingo (28), a partir das 16h.
O festival também contará com apresentações especiais do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), que devem acontecer na Igreja Matriz de Sant’Anna. No sábado (27), a partir das 16h, o Duo Fortíssimo e o Duo Gabriela Queiroz e Aleyson Scopel encantarão o público. No domingo (28), a partir das 15h, Saracotia e Confluir (CPM) ficam responsáveis pela trilha sonora.
Além disso, o Festival Pernambuco Meu País recebe uma edição especial do Gravatá Jazz durante a noite do sábado (27). A programação do polo terá início às 19h com o Clube do Jazz, seguido por Lancaster com participação de Wallace Seixas às 20h30, e Chico Oliveira junto com João Suplicy e a participação da Uptown Blues Band às 22h00. A cultura popular também marcará presença no País Culturas Populares, com apresentações de grupos como Ciranda Flor do Luar, Bloco de Samba Anarquistas Bole Bole, As Netas de Selma do Coco e Afoxé Ogbon Obá.
Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe
As Netas de Selma levam o samba de coco para o Festival Pernambuco Meu País
Haverá ainda ações de literatura, gastronomia, artes cênicas, artes visuais e música durante a programação. Na sexta-feira (26), às 14h, por exemplo, haverá a atividade literária: Do Agreste ao Sertão Um Encanto de Contação, com Eliane Sthefanir. No sábado (27), a partir das 10h, teremos a Cozinha pernambucana e pertencimento das cidades, com Thiago das Chagas; e a Intervenção Gastronômica: Cachaça e Gastronomia, uma cultura de histórias e sabores, com Priscylla Bernardo, às 15h30. Já no domingo (28), o palco País da Música recebe os artistas pernambucanos Daniel Olímpio e Djair Olímpio, Lucas Pereira,Tomás Henrique, Grupo Cambuca e Taiguara Borges.
De sexta (26) a domingo (28), o País Matrizes do Forró sediará muita música boa com As Fulô, Derso Luiz, Trio Forró Xodó, Renilda Cardoso, João do Pife e Banda Dois Irmãos; e Banda Fole de Ouro.
Além da intensa agenda de atividades, o público poderá curtir em Gravatá três dias de shows no palco Pernambuco Meu País. Na sexta-feira (26), sobem ao palco Rachel Reis, Tayara Andreza e Raça Negra. No sábado (27), Revoredo, Banda Cascabulho, Chico César e Vanessa da Mata.No último dia (28), Larissa Lisboa começa a festa seguida de Mãeana, Anavitória e Alceu Valença.
Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe
A cantora Vanessa da Mata também é um dos nomes da programação
PERNAMBUCO MEU PAÍS – O Festival Pernambuco Meu País passará também pelos municípios de Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.
O objetivo é promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.
Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe
Anavitoria sobe ao palco no domingo (28, no Palco Pernambuco Meu País
O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Para mais informações, acessewww.cultura.pe.gov.br/festivalpernambucomeupais ou a conta no Instagram@festivalpernambucomeupais.
Confira a programação do Festival Pernambuco Meu País em Gravatá:
Sexta-feira (26):
País da Cultura Alimentar (Mercado Cultural de Gravatá, na Rua Duque de Caxias)
10h – Confeito de Festa de Limoeiro (Maciel França) 15h30 – Intervenção Gastronômica: Polenta com recheio de queijo coalho e ragu de chambaril
País Matrizes do Forró (Mercado Cultural de Gravatá, na Rua Duque de Caxias)
12h – As Fulô 14h – Derso Luiz
País do Cinema (Escola Técnica Estadual José Luiz Mendonça, na Rua Luís Toscano de Brito)
14h – Intervenção audiovisual da web série Escritoras Negras de Pernambuco 14h45 – Exibição do curta-metragem Proletarização 14h55 – Debates sobre as exibições 15h30 – Intervenção audiovisual itinerante: Estação da Cultura – Elle Moon 15h35 – Exibição de Diaspóricas 2 16h45 – Debates sobre as exibições 17h – Exibição audiovisual: Semas, de Marília Arruda(Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga – MUCA, na Rua Taciano Gomes de Melo)
País das Culturas Populares (Avenida Joaquim Didier)
14h – Ciranda Flor do Luar 15h – Bloco de Samba Anarquistas Bole Bole 16h – As Netas de Selma do Coco 17h – Afoxé Ogbon Obá
País da Literatura (BiblioSesc, na Avenida Joaquim Didier)
15h – Atividade Literária: Do Agreste ao Sertão Um Encanto de Contação
Cortejo Brincantes (pelas ruas da cidade)
18h – Gigante do Samba, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Boi Tira Teima, Tribo Indígena Carijós do Recife e Urso do Bairro Novo de Ribeirão
País da Música (Distrito de Mandacaru, na Rua João Francisco de Lemos)
19h – Humberto Bonny 20h30 – Fim de Feira 21h40 – Danilo Henrique e Banda
País da Música (Avenida Joaquim Dider) 19 – Diablo Angel 20h20 – Banda Víruz 21h40 – Barbarize
Pernambuco Meu País (Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
19h – Espetáculo Pernambuco Meu País 20h30 – Rachel Reis 22h – Tayara Andreza 23h50 – Raça Negra
Sábado (27):
Conservatório Pernambucano de Música (Igreja Matriz de San’Anna)16h – Duo Fortíssimo 20h – Duo Gabriela Queiroz e Aleyson Scopel
País da Cultura Alimentar (Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
10h – Cozinha pernambucana e pertencimento das cidades, com Thiago das Chagas 15h30 – Intervenção Gastronômica: Cachaça e Gastronomia, uma cultura de histórias e sabores, com Priscylla Bernardo
País Matrizes do Forró (Mercado Cultural de Gravatá, na Rua Duque de Caxias)
12h – Trio Forró Xodó 14h – Renilda Cardoso
País da Literatura (BiblioSesc, na Avenida Joaquim Didier)
13h – Atividade Literária: Ter Fé, com Nanda Maia 16h30 – Contação de histórias, com Inaldete Pinheiro
País das Culturas Populares (Avenida Joaquim Didier)
13h – Bloco Obirin 14h – Ciranda das Flores de Amunam 15h – Coco de Umbigada 16h – Fagner Chagas 17h – Voz Nagô 19h – Betto do Bandolim
País do Cinema (Escola Técnica Estadual José Luiz Mendonça, na Rua Luís Toscano de Brito)
14h – Atividade Literária: Comer Com Os Olhos, com Luiz Eduardo Andrade 15h – Intervenção audiovisual da websérie Escritoras Negras de Pernambuco, com Odailta Alves 15h45 – Debates sobre as exibições
País da Música (Distrito do Alto do Cruzeiro)
16h – DJ Ari Falcão 17h – Moura Rossi 18h30 – Faringes da Paixão
País das Brincadeiras (Avenida Joaquim Didier)
17h30 – Caravana do Palhaço Xililique e Banda Pipoca 19h – Tio Bruninho
País da Música – Gravatá Jazz (Avenida Joaquim Didier)
19h – Betto do Bandolim Trio 20h30 – Lancaster com Wallace Seixas, participação de Vintage Pepper 22h – Uptown Band com Chico Oliveira e João Suplicy
Pernambuco Meu País (Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
19h – Revoredo 20h30 – Banda Cascabulho 22h – Chico César 23h50 – Vanessa da Mata
Domingo (28) Conservatório Pernambucano de Música (Igreja Matriz de San’Anna)
15h – Saracotia 20h30 – Confluir (CPM)
País da Literatura (BiblioSesc, na Avenida Joaquim Didier)
15h – Atividade Literária: Encantando Histórias – Cia FISA D’Arte
País Matrizes do Forró (Mercado Cultural de Gravatá, na Rua Duque de Caxias)
12h – João do Pife e Banda Dois Irmãos 14h – Banda Fole de Ouro
País das Culturas Populares (Avenida Joaquim Didier)
13h – Trans Coco 14h – Orquestra Iorubás de Pernambuco 15h – Ciranda Sant’Anna 16h – Coco da Resistência
País das Brincadeiras (Avenida Joaquim Didier)
16h – Teatro de Mamulengos Mamusebá 17h30 – Tio Geraldo 19h – Joanah Flor – Pernambucaninhus
País da Música (Avenida Joaquim Didier)
17h – Daniel Olímpio e Djair Olímpio 18h – Lucas Pereira 19h20 – Tomás Henrique 20h20 – Grupo Cambuca 21h40 – Taiguara Borges
País do Cinema (Escola Técnica Estadual José Luiz Mendonça, na Rua Luís Toscano de Brito)
14h – Intervenção audiovisual da web série Escritoras Negras de Pernambuco, de Odailta Alves 14h30 – Intervenção audiovisual: Cinema Arruda, de Maria Vitória 15h40 – Debates sobre as exibições
Pernambuco Meu País (Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
18h – Larissa Lisboa 19h30 – Mãeana 21h – Anavitória 22h50 – Alceu Valença