Caroline Alencar/Secult-PE/Fundarpe
Para o público geral, o evento apresenta atividades como a projeção de filmes voltados à promoção turística do Brasil, shows, mesas e oficinas
Até este sexta-feira, 23 de agosto de 2024, o arquipélago pernambucano será palco do fórum cinematográfico Noronha2B – Film Commission Forum (N2B). Para o público geral, o evento apresenta atividades como a projeção de filmes voltados à promoção turística do Brasil, shows, mesas e oficinas. Para os profissionais do audiovisual, o N2B traz um mercado audiovisual e laboratório de projetos. Todas as atividades são gratuitas.
Forte Noronha, Fundação Projeto Tamar, auditório do ICMBio e outros locais da ilha sediam as atrações. A programação completa pode ser conferida no site noronha2b.com.
A abertura contou com apresentação da cantora e compositora Lia de Itamaracá no Forte de Nossa Srª dos Remédios. Patrimônio vivo de Pernambuco, Lia afirmou a negritude para a história da cultura popular brasileira, sendo hoje uma de suas maiores representantes. Maior voz da ciranda brasileira, completou 80 anos em 2024 e é uma das homenageadas do N2B. Outro show do N2B foi o do Maracatu Nação Noronha, grupo percussivo fundado em 2004, por Ana Martins da Costa (dona Nanete).
Caroline Alencar/Secult-PE/Fundarpe
Lia de Itamaracá fez o show de abertura do evento
Os realizadores também vão participar de rodadas de negócios com players e representantes de film commissions, seminários e experiências imersivas (chamadas Location Scout) – que mostram Fernando de Noronha como opção de locação para futuras produções. Representantes do Governo Federal, com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo e Márcio Tavares, Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, estarão em algumas das mesas de debate.
A programação teve início, nesta segunda (19), com a Location Scout Noronha Histórica, às 9h30min. Às 10h30min, teve a a conversa “Turismo, Economia Criativa e Patrimônio Histórico em Fernando de Noronha”, com Freixo e outros, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Às 14h30min, foi a a vez da mesa “Mapeamento das Film Commissions no Brasil – Dados Analíticos ”.
Caroline Alencar/Secult-PE/Fundarpe
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, participou de atividades ao lado do presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Ainda no Forte, às 15h30min, a atividade foi a mesa “Audiovisual, uma questão de soberania: a regulamentação do VOD e as conquistas das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo”, com Márcio Tavares, que também participou com Freixo da mesa das 16h30min,”Comissões Fílmicas no Brasil: modelos de governança, atração de produções e promoção de destinos”.
O segundo dia, nesta terça-feira (20), começou às 9h com o workshop: “Estruturação e Estratégias para o Desenvolvimento do Turismo Cinematográfico” no Forte. Às 11h, a atração é a mesa “Serviços turísticos & Convention Bureau: turismo de negócios e a promoção do Brasil e da América Latina no mundo”. Às 13h30min é a vez da apresentação coletiva do N2B WIP LAB no Auditório do Centro de Visitantes Projeto Tamar.
Caroline Alencar/Secult-PE/Fundarpe
Dezenas de profissionais do audiovisual e turismo participam do encontro
Às 16h, começa a mesa: “A SAV/MinC e as políticas de internacionalização do audiovisual brasileiro” no Projeto Tamar, seguida de Location Scout na Praia do Bode, às 16h30min. A noite traz, às 19h30min, a Sessão Luau – Embratur, Turismo Transforma: Turismo de Base Comunitária, Gastronômico, Religioso e Afroturismo, o videoclipe “Dorme Pretinho” (2022) e o longa “Amazônia” (2013), projetados na Praça São Miguel.
A quarta (3), inicia às 9h com a palestra: “A Ilha dos Tubarões” no Museu dos Tubarões. Às 10h acontece o Destination Film Market. À tarde, começa o workshop “Políticas de Atração: Cash Rebate, Cash Refund, Tax Rebate e Tax Credit”, às 14h, no Auditório do Centro de Visitantes Projeto Tamar. Às 15h, é a vez da mesa “Audiovisual, Turismo e Reconstrução: Os desafios da Porto Alegre Film Commission”. Das 16h às 18h30min, o Destination Film Market na Cacimba do Padre conclui o dia com rodadas de negócios.
No quarto dia (22), o fórum traz, às 9h, a oficina “Filmando em Áreas de Conservação”, seguida do workshop “ESG’s na Produção Audiovisual: Guia Verde e Green Consultant”, às 10h30min, no Projeto Tamar. Às 13h30min, acontece a “Oficina de Roteiro: Criando Personagens”, na Escola Arquipélago Fernando de Noronha.
Às 14h, é a vez da mesa “A imagem do Brasil: o que vemos e o que pretendemos revelar” no Projeto Tamar. A Location Scout Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e Praia do Sancho: A melhor praia do mundo (Tripadvisor) começa às 15h30min.
O último dia do evento, 23 de agosto, sexta-feira, começa às 9h, com a Location Scout Praia do Leão com Projeto Tamar com atividade de plantio de mudas nativas com EcoNoronha. Às 11h, é a vez do painel “Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade: o que podemos aprender com Fernando de Noronha”, no LAB Noronha.
A tarde começa às 14h com a oficina “Por que viciamos em séries?” no Auditório ICMBio. Às 15h30min, inicia a mesa “Janelas de Legitimação: Audiovisual Latino-americano e os Festivais de Cinema” no mesmo local. A Location Scout Praia da Conceição começa às 17h. Às 18h30, é a vez da Sessão Luau Cinema Pernambucano com curtas regionais na Praia da Conceição. O show da Maracatu Nação Noronha na Vila dos Remédios encerra o evento às 21h30min.
O Noronha2B – Film Commission Forum (N2B) tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento conta com patrocínio da CAIXA, EcoNoronha, Porto Alegre Film Comission, Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e Ancine – Agência Nacional do Cinema.
O evento tem apoio da Administração de Fernando de Noronha, Secretaria de Meio Ambiente, Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco, Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, TV Pernambuco e Governo de Pernambuco. O N2B conta com a parceria do Forte Nossa Senhora dos Remédios, Projeto Tamar e Ministério do Meio Ambiente, através do ICMBio.
A primeira edição tem curadoria de Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, Paulo Senise e Zeca Brito. A produção fica a cargo da Anti Filmes.
Serviço: Noronha2B Até 23 de agosto de 2024 Onde: Forte de Nossa Srª dos Remédios, Fundação Projeto Tamar e ICMBio Instagram: @noronha2bFacebook: /noronha2bSite: noronha2b.com