Foto: Morgana Narjara/Secult-PE/Fundarpe
Neste sábado (31), os pernambucanos tiveram a oportunidade de visitar o Museu do Mamulengo, durante a programação do Cena Nordeste Festival, realizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, durante este fim de semana. Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil, o espaço conta com mais de 1.200 peças e possui um importante acervo deste artigo cultural que faz parte da cultura do estado desde a época colonial.
O Museu que é mantido pela Prefeitura de Olinda, com apoio da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), foi fundado em 1994, e até hoje segue preservando a memória de mestres populares desta arte, como Saúba, Solón, Zé de Vina, Bate Queixo, Maximiniano Dantas, Tonho de Pombos, Luiz da Serra, Pedro Rosa, Zé Lopes, Antônio Biló, Manuel Marcelino e muitos outros.
Além de chamar atenção pela aparência, os mamulengos também têm nomes que chamam a atenção. Trabalhando há 30 anos no Museu do Mamulengo, Mara Quitéria, tem muitas histórias para contar sobre o local. “Os nomes deles são muito engraçados. No começo eu tinha vergonha de falar o nome dos bonecos para os turistas. Tinha quem me corrigisse quando eu apresentava a Vea Chêrosa ou o Chico da Poica”, contou rindo.
Em dias comuns, o Museu do Mamulengo abre de terça a domingo, das 9h às 13h.
O FESTIVAL – O Cena Nordeste é uma iniciativa artístico-cultural do Consórcio Nordeste que tem mobilizado toda a região e ao longo deste ano (2024) em encontros voltados para o intercâmbio cultural, para a promoção da produção popular, a formação de plateia da região e o incentivo à economia criativa. O projeto começou a ser planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão e Piauí.
Em Pernambuco, o projeto é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Agência de Empreendimento de Pernambuco (Age), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE). Além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura do Piauí, Secretaria de Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura do Maranhão, Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoa e da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte.
Depois da parada em Pernambuco, o Cena Nordeste Festival segue para Rio Grande do Norte (21 e 22 de setembro), Sergipe (11 e 12 de outubro), Ceará (16 e 17 de novembro) e Bahia (7 e 8 de dezembro).
SERVIÇO:
Cena Nordeste Festival
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, S/N – Varadouro, Olinda.
Quando: 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 22h.
Entrada gratuita