A Abajur Soluções divulgou a lista de filmes selecionados para o I Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco, (@cineproa) que será realizado com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio da Lei Paulo Gustavo. A relação contém 16 vídeos em curta e média-metragem produzidos em Pernambuco e finalizados a partir de janeiro de 2021. As produções serão exibidas durante o festival, entre os dias 9 e 13 de outubro, nas cidades de Petrolina e Ouricuri (PE). A lista completa com os filmes selecionados está disponível no site oficial do Cine Proa.
O evento, que também conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina, busca fortalecer a produção e difusão de documentários, o debate e o intercâmbio entre os produtores desse gênero audiovisual. “Documentários informam, engajam, estimulam reflexões na sociedade, mobilizam ações e preservam a história e a memória do nosso território. Foi pensando nisso que o Cine Proa nasceu, como uma forma de promover essa linguagem e atrair novos públicos para os debates que emergem dessa tradição”, revela o idealizador e coordenador técnico do projeto, Fernando Pereira.
A seleção dos filmes foi realizada por uma comissão de curadores, que analisou quase 50 obras. “O processo de seleção exigiu uma avaliação cuidadosa do nosso time de curadoria, que analisou 49 filmes inscritos e destacou obras que celebram a riqueza cultural do nosso estado. Ao todo, foram selecionados 11 curtas e 5 médias-metragens. Estamos ansiosos para compartilhar essas narrativas inspiradoras”, conta Fernando.
Além de integrar a programação, cada filme habilitado receberá uma premiação em dinheiro, que varia entre R$ 300 (curta-metragem) e R$ 500 (média-metragem).
PROGRAMAÇÃO – Entre os dias 9 e 13 de outubro deste ano, o Cine Proa vai oferecer uma programação gratuita e acessível, incluindo exibições, discussões e atividades formativas. “Estamos muito ansiosos para esse Festival, que é o primeiro promovido pela Abajur Soluções. Nosso objetivo é criar uma janela de exibição que contribua para a afirmação e renovação da tradição documental no interior de Pernambuco. Convidamos todos a celebrarem com a gente esse momento e a festejarem o cinema documental de Pernambuco”, frisa a produtora do Festival, Camila Rodrigues.