A 9ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CONSEA-PE) aconteceu ontem (19), no município de Carpina, na Zona Mata Norte. Com participação ativa da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), a pauta pôs em destaque tópicos ligados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Pela manhã, a professora Zênia Tavares, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), conduziu apresentação sobre um projeto a ser implementado nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, com foco na expansão e no fortalecimento do SISAN nestes territórios. O intuito é aprimorar e qualificar ainda mais o Sistema, em ação conjunta com as gestões estaduais.
“Este projeto tem colaboração do Consórcio Nordeste, junto a instituições federais de ensino dos quatro estados envolvidos. Trabalharemos com gestores públicos e membros da sociedade civil em formações direcionadas à atuação nos conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional, além da realização de pesquisas, cujo público-alvo será indicado por cada estado. Aqui em Pernambuco, por exemplo, serão povos quilombolas”, salientou a docente.
Durante a tarde, a superintendente de Combate à Fome da SAS, Maríllia Torres, detalhou a estrutura que irá compor o I Encontro de Gestão do SISAN, que acontecerá no dia 13/11, em Petrolina, no Sertão do São Francisco: “um evento pioneiro, pensado para os 29 municípios já aderidos ao Sistema e executado através de parceria entre a SAS, em sua Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), o SISAN, a CAISAN e o CONSEA”, destacou.
CONSELHO ESTADUAL – Órgão consultivo e deliberativo, é pelo CONSEA-PE que são dados os encaminhamentos necessários ao que está sendo pertinente à política de Segurança Alimentar e Nutricional no território. Sua próxima reunião ordinária está marcada para o dia 19/11, no Recife.
Texto: Nathália PereiraFotos: Vinicius Lins