Encerra-se nesta terça-feira (17) o período de recebimento dos recursos da análise documental da Convocatória do Ciclo Carnavalesco e Ciclo Junino de Pernambuco 2025. O edital é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Confira aqui o resultado preliminar.
Confira aqui todos os documentos relacionados ao edital.
Ao todo, a convocatória recebeu 2.325 inscrições válidas de artistas, grupos culturais e fazedores de cultura em geral. Desse total, 1.190 propostas foram habilitadas e 1 mil foram consideradas inabilitadas. Proponentes não habilitados(as) têm até as 16h59 desta terça-feira (17) para entrarem com recurso, via plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. Vale lembrar que é preciso entrar no site, acessar a aba Oportunidades, realizar o login e ir até sua linha do tempo. Nesta, aparece a opção Recurso, em que pode ser efetuado o pedido.
A análise dos recursos acontece no período de 18 a 31 de dezembro e é realizada pelo Núcleo de Documentação da Fundarpe. O resultado após a análise dos recursos é divulgado no dia 6 de janeiro de 2025, no Diário Oficial do Estado (DOE), no Mapa Cultural de Pernambuco e no Portal Cultura PE. Já o resultado final é tornado público no dia 10 de janeiro, nos mesmo meios de divulgação.
A Convocatória do Ciclo Carnavalesco e Ciclo Junino de Pernambuco 2025 tem o objetivo de promover a valorização e o fortalecimento da cultura pernambucana nas 12 Microrregiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, por meio da habilitação de propostas de artistas, grupos, coletivos, orquestras, trios pé de serra, quadrilhas juninas e agremiações tradicionais para compor as programações dos festejos carnavalescos e juninos.