foto Eduardo Cunha Secult-PE
Ana Paula Jardim, Cacau de Paula e Yasmim Neves lideram equipe no encontro
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, é presença confirmada no 2º Encontro Nacional de Gestores de Cultura, realizado entre os dias 23 e 25 de abril, em João Pessoa, na Paraíba. Ao todo, o Governo de Pernambuco participa com 28 representantes da Secult-PE, reforçando a importância do Estado no panorama cultural do país.
“Pernambuco é referência nacional em política cultural, e participar de um evento deste porte, com gestores de todo o Brasil, é essencial para podermos compartilhar nossas experiências e conhecer a realidade de diferentes cantos do país quando o assunto é gestão de cultura”, afirma Cacau de Paula. Segundo a secretária, o encontro será um importante momento para discussão das políticas públicas efetivas por quem faz e vive da cultura no Brasil. “O objetivo é fortalecer a cultura como ferramenta importante para o desenvolvimento humano, social e econômico no nosso estado e em todo o nosso país”.
A representação da Secult-PE terá ainda a secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves, e a secretária executiva de Gestão, Ana Paula Jardim. Também estarão presentes coordenadores e assessores das diversas linguagens da Gerência de Política Cultural, como música, literatura, cultura popular, circo, dança e artes visuais, entre outras, além de gestores do Mapa Cultural, de fomento, direitos humanos, territorialidades e equipamentos culturais e do jurídico.
O encontro
O 2º Encontro Nacional de Gestores de Cultura trará debates sobre temas fundamentais para a construção e execução de políticas culturais. O papel dos entes federativos, o poder dos dados na formulação de políticas, perspectivas de planejamento estratégico para o setor, economia criativa, gestão de editais, parâmetros de longo prazo e o marco regulatório de fomento à cultura são alguns dos assuntos presentes na programação. Além do Ministério da Cultura, com a presença confirmada da ministra Margareth Menezes, participarão do evento representantes de entidades nacionais e internacionais como Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Iberoamericanos, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação Itaú, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Oi Futuro, Fundação Casa de Rui Barbosa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Advocacia Geral da União (AGU). Várias universidades brasileiras também vão enviar professores e pesquisadores para o encontro.
O evento ainda conta com uma programação cultural que inclui shows de artistas como Chico César e Elba Ramalho, e apresentações de cultura popular a exemplo de cocos, cirandas, reisados e cavalos marinhos.
Três pilares do encontro – O 2º Encontro Nacional de Gestores de Cultura vai ser estruturado em três formatos principais: “Diálogos Necessários”, “Laboratórios de Gestão” e “Encontros Temáticos”.
Os Diálogos Necessários promoverão reflexões críticas sobre os principais desafios da política cultural no país, estimulando a construção de soluções coletivas. Já os Laboratórios de Gestão vão oferecer capacitação prática e direcionada, focada no aperfeiçoamento das ações e ferramentas de gestão pública de cultura. Por fim, os Encontros Temáticos vão funcionar como espaços estratégicos de articulação entre redes de gestores, fortalecendo agendas comuns e ampliando o alcance das pautas que seguirão sendo desenvolvidas após o encontro. –