Pernambuco segue sendo referência nacional quando o assunto é política pública de cultura. Nesta quinta-feira (24), durante o 2º Encontro Nacional de Gestores de Cultura, realizado em João Pessoa-PB, mais uma vez o Estado foi citado como exemplo.
Durante a mesa ‘O poder dos dados na formulação das políticas culturais’, o Observatório de Indicadores Culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco – ObIC, foi referenciado como uma experiência de sucesso para ser estudada por gestores de todo o país. Quem apontou foi o coordenador de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba, Alexandre Santos, que integra o Observatório de Políticas Culturais da UFPB. Para ele, o ObIC “tem sido muito exitoso para a evolução e o aprimoramento da política cultural em Pernambuco, principalmente na implementação da PNAB e da LPG”.
Manuella Oliveira, coordenadora do ObIC, reforça a importância do papel que o Observatório exerce em coletar, organizar e sistematizar os dados da realidade cultural e das políticas culturais de Pernambuco. “Ficamos muito felizes em sermos citados durante esse evento de abrangência Nacional como uma referência enquanto estudo e na disponibilização desses dados acessíveis e organizados, dos indicadores consolidados e reportados”, afirma a gestora.
A principal iniciativa do Observatório de Indicadores Culturais neste momento é o Censo Cultural de Pernambuco, primeiro mapeamento dos fazedores de cultura e dos espaços culturais do Estado. “O Censo Cultural reflete a importância e centralidade que a coletas dos dados tem para a gestão pública e como isso auxilia a tomada de decisão assertiva dentro da Secretaria de Cultura de Pernambuco”.
Você, que faz cultura, pode participar do Censo Cultural por meio do portal Mapa Cultural, basta clicar aqui se for agente cultural, ou, para cadastrar um equipamento cultural, clicar aqui.
O Observatório de Indicadores Culturais
O Observatório de Indicadores Culturais (ObIC), é um núcleo dedicado à pesquisa, estudo e análise de dados relacionados às políticas culturais implementadas pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE). O foco é a criação de indicadores e variáveis que proporcionam uma compreensão profunda das atividades culturais em curso, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas no âmbito cultural.
Tem-se também como objetivo auxiliar na formulação de políticas culturais mais eficazes, alinhadas com as necessidades e aspirações sociedade civil. Outra atividade importante do ObIC está na elaboração de pareceres técnicos sobre os editais, contribuindo para garantir transparência, equidade e qualidade nos processos seletivos realizados pela Secult-PE.