O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), lança a 7ª edição do Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de Teatro. As inscrições acontecem de 07 de maio a 10 de junho, e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br).
Ao todo, serão R$102.000,00 (cento e dois mil reais) em prêmios, contemplando 6 premiados, entre produções, iniciativas, artistas e coletivos da área do Teatro, com projetos vinculados a festivais e mostras de arte e cultura de reconhecida relevância com atuação no território pernambucano.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer, valorizar, incentivar e difundir a criação e a produção do teatro amador e profissional de Pernambuco por suas trajetórias, premiando suas iniciativas e seus espetáculos teatrais de livre temática. “O teatro de Pernambuco é uma referência para o Brasil. O Prêmio Roberto de França, além de valorizar os fazedores de cultura de teatro, abre espaço para a produção de novos espetáculos. É uma oportunidade singular para o fortalecimento da produção teatral no Estado”, disse a Secretária de Cultura Cacau de Paula.
A iniciativa é uma homenagem a um dos mais ativos agitadores culturais do teatro pernambucano, o ator Roberto Lira de França, o Pernalonga, assassinado em 11 de junho de 2000. Ele era também arte-educador e dançarino, fazia parte do Grupo Teatro Vivencial e apoiava campanhas de saúde para doenças como HIV, tuberculose, hanseníase e dengue.
O concurso está estruturado em seis categorias: 1) Iniciativa; 2) Espetáculo Adulto; 3) Espetáculo para a Infância; 4) Espetáculo de Rua; 5) Artista; 6) Coletivo.
SERVIÇO
7º Prêmio Roberto de França (Pernalonga) de TeatroInscrições: de 7 de maio até, às 16h59, de 10 de junho de 2025Onde inscrever-se: Mapa Cultural de Pernambuco (mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/)