Foto: Divulgação / Sara Andrade
A 9ª edição da Mostra Pajeú de Cinema – MPC teve sua estreia na última segunda-feira (28) e segue até 23 de maio, no Sertão do Pajeú. A edição – que conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, disponibilizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura – Secult-PE – apresenta 22 produções entre curtas e longas-metragens. Além das exibições, a programação da mostra conta com oficinas e bate papo com profissionais de cinema. A programação completa da 9ª MPC está disponível através do link. Todas as atividades são gratuitas.
Ao todo, oito cidades farão parte do circuito da mostra, sendo elas: Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Tabira, Solidão e Afogados da Ingazeira. A curadoria da programação escolhida para todos os municípios é composta por Bruna Tavares, diretora de produção da Pajeú Filmes, programadora do Cine São José e produtora cultural; Janaína Oliveira, curadora e pesquisadora de cinema e André Dib, crítico, pesquisador e curador de cinema. O time de curadores ressalta a novidade desta edição, que é a extensão das itinerâncias.
“Chegamos a 9º edição da Mostra Pajeú adicionando mais duas cidades a nossa programação, Calumbi e Flores, estamos muito orgulhosos com os passos demos até aqui. O recorte dos filmes traz discussões importantes de forma potente e muito atual, é muito bacana saber que estamos levando o cinema nacional a tantos lugares do Pajeú. Com certeza, será um reencontro com o público repleto de alegria”, destaca Bruna Tavares.
Programação
Os 22 filmes escolhidos para esta edição estão divididos em 9 programas compondo a programação de curtas e longas-metragens com exibições em praça pública nas suas etapas da itinerância e no Cine São José, cinema histórico em Afogados da Ingazeira. Em mais uma edição, a MPC conta com um recorte de filmes de diferentes regiões do país, com abordagens e temáticas diversas e atuais para públicos de todas as idades, contemplando ainda a diversidade nas questões de raça/etnia e gênero de todos/as/es realizadores/as das obras selecionadas.
Oficinas – Nesta edição, a ação traz a Oficina de Realização Audiovisual, com foco na animação, ministrada por Paulo Leandro, cineasta e artista plástico, nas cidades de Calumbi e Flores, estreantes da mostra. As oficinas acontecerão de 7 a 14 de maio, em uma escola de cada cidade. A proposta é que ao final de cada oficina os participantes tenham construído um produto audiovisual que será exibido nas cidades. Além disso, em parceria com o projeto Da Poesia ao Vídeo, a mostra conta com a oficina ‘Da Poesia ao Vídeo – Ocupação Pajeú entre 23 de abril a 6 de maio, ministrada pela produtora e professora Eva Jofilsan, com estudantes da Escola Municipal Domingos Jacinto Ferreira, em Ibitiranga/Carnaíba.
Encontros com profissionais do cinema – Na 9ª MPC, serão realizados oito encontros com profissionais do cinema: Teatro, Cinema e Literatura, com Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino (em iguaracy); Cinema e Meio Ambiente, com Alexandre Taquary (Tabira); Fazer Cinema, com Eva Jofilsan (Ibitiranga/Carnaíba); Cinema de animação, Jefferson Batista (Ingazeira); Cineclube e cinema, Henrique Cavalcanti (Calumbi); Produção Audiovisual, com Bruna Tavares (Flores), além de outros dois encontros em que acontecerão em Afogados da Ingazeira.
Programação de filmes – A 9º MPC traz uma programação de exibições mais enxuta e focada em criar espaços para o debate com o público. Terão dois programas circulando as cidades da itinerância. Para o Cine São José, as exibições acontecerão de 19 a 23 de maio, com as matinês para o público infanto-juvenil das cidades que compõem a mostra, a sessão com acessibilidade para pessoas com deficiência e as exibições noturnas com um curta e um longa-metragem.
Serviço
9ª MOSTRA PAJEÚ DE CINEMA
Quando: 28/04 a 23/05
Onde: Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Tabira, Solidão e Afogados da Ingazeira
Programação completa disponível no link