Cozinha Maria Cursino da Silva amplia acesso à alimentação com almoço e jantar, marcando um avanço no combate à fome no município
Riacho das Almas celebrou a inauguração de sua segunda Cozinha Comunitária, nesta quarta-feira (21), marcando um avanço importante para fortalecer a segurança alimentar e oferecer refeições nutritivas à população.
A nova unidade, denominada Cozinha Comunitária Maria Cursino da Silva – a mulher com o mesmo nome, mas conhecida como Dona Menininha, que foi uma empreendedora no ramo da alimentação, se destacou como comerciante em uma época em que poucas mulheres tinham espaço ou voz no mercado. Quebrou barreiras, enfrentou o preconceito e conquistou respeito com coragem, trabalho e determinação.
“A inauguração desta cozinha representa um passo significativo em nossa luta contra a fome e na promoção da segurança alimentar em Riacho das Almas. Este equipamento não é apenas um local para fornecer refeições, mas um espaço de acolhimento e dignidade para a população. Com ela, estamos garantindo que mais pessoas tenham acesso a alimentos nutritivos e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e o bem-estar da comunidade”, destacou o Secretário Executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros.
Para atender às necessidades da população, a cozinha funcionará de segunda a sexta-feira, oferecendo almoço e jantar em dias alternados: o almoço é servido das 07h às 13h todas as segundas, quartas e sextas-feiras, e o jantar das 11h às 17h, às terças e quintas-feiras.
Com esta nova cozinha, o Programa Bom Prato alcança a marca de 201 equipamentos em operação em Pernambuco, sendo 146 deles implantados durante a gestão Raquel Lyra e a 21ª a ser entregue em 2025. Além disso, o programa já serviu mais de 13,8 milhões de refeições. Cada unidade recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e equipamentos e mais R$ 20 mil mensais de repasse via cofinanciamento estadual para custeio.
Texto: Fernando Junior | SAS