Com o objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar a atuação dos designers pernambucanos e a disseminação do design no Estado, a Secretaria de Cultura de Pernambuco lança o 2º Prêmio Design Pernambucano – Melk Z Da. As inscrições vão de 27 de junho a 28 de julho de 2025 e serão R$ 68.000,00 distribuídos em prêmios. Acesse aqui.
Serão premiados 12 produtos/peças/ações, distribuídos em três por categoria, premiando o trabalho de profissionais atuantes no mercado, produzidas/lançadas no Estado de Pernambuco entre 2022 a 2024. A ideia é valorizar produtos/ peças/ações de design bem-sucedidas tanto de produtos físicos (materiais) quanto intelectuais e digitais (imateriais). Diferente das outras premiações, que são voltadas para trajetória, a de design enfatiza o produto. Tanto produtos físicos (materiais), quanto intelectuais e digitais (imateriais).
O edital vai premiar 12 produtos/peças/ações, sendo 4 de estudantes recém formados e 8 de profissionais atuantes no mercado. Estimulando assim, a inovação, o empreendedorismo, a cultura, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade dos segmentos da indústria criativa impulsionados pelo Design.
Esta segunda edição do Prêmio homenageia o estilista Melk Z-Da, um ícone da moda pernambucana. Melk é estilista e artista plástico, se destacando por sua visão inovadora, pela capacidade de reinventar a feminilidade, e pelo seu trabalho artesanal e autoral. O estilista tem 21 anos de carreira, e sua trajetória ganhou destaque após ser descoberto no Recife Fashion em 2004, evento que o inspirou a criar sua grife em 2005.
Para a Secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, o prêmio “Por meio desta política pública, o Governo de Pernambuco reconhece seus grandes nomes e promove o fortalecimento dos novos talentos do design pernambucano. É uma oportunidade para celebrar e reverenciar os profissionais dessa área da nossa cultura”, disse.
Homenagem a Melk Z-DA
O trabalho do estilista Melk Z-Da é marcado pela riqueza de detalhes artesanais, construções elaboradas e pesquisa têxtil, resultando em peças únicas e cheias de valor. Sua capacidade de equilibrar o conceitual com o usável é um dos seus maiores trunfos, tornando suas criações desejáveis e atemporais.
O trabalho do estilista é marcado pela riqueza de detalhes artesanais, construções elaboradas e pesquisa têxtil, resultando em peças únicas e cheias de valor. Sua
capacidade de equilibrar o conceitual com o usável é um dos seus maiores trunfos, tornando suas criações desejáveis e atemporais.
Para Eduarda Collier, o estilista é um dos grandes patrimônios do design e da moda pernambucana. “Melk Z-DA é um exemplo inspirador de como a moda pode ser um instrumento de expressão cultural e transformação social, respeitando as pessoas e a natureza, celebrando a diversidade e inspirando novas gerações.”, concluiu.