De um lado os corredores de batata doce, melancia, alho, laranja, coentro. Do outro, roupas, bolsas, sandálias e acessórios. E no meio, o palco do País Matrizes do Forró dando o tom com muito pé-de-serra, baião e xote neste segundo dia do Festival Pernambuco Meu País em Buíque. A Feira Livre da cidade foi o local escolhido para este pólo querido por onde passa. Animando a manhã de sábado de compras da população local e turistas, o palco recebeu a Banda de Pife e Zabumba São Sebastião, Aécio dos 8 Baixos e a Banda Fole de Ouro. Justo hoje, 2 de agosto, Dia da Cultura Nordestina, a herança do mestre Luiz Gonzaga e de todos os compositores e artistas deste ritmo sui generis foi homenageada de uma forma única em um local público do cotidiano dos moradores da cidade.
Para Lula Moreira, da banda de pífanos, pólos descentralizados como o da Feira Livre é uma excelente oportunidade de levar música para as pessoas de forma espontânea e surpreendente. “Para nós está sendo fantástico participar desse festival que respira e pulsa cultura, só temos o que agradecer”, disse o artista de Arcoverde.
Quem também aprovou o palco foi a feirante Márcia Silveira. Entre uma venda e outra, ela estava de olho nos shows e ensaiava uns passos de forró. “Eu amo poder trabalhar assim, com alegria e música. Acaba que movimenta mais a feira, pra gente que depende dos clientes é muito bom. O festival pode voltar a Buíque quantas vezes quiser”, ressaltou.
Clássicos de Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim, Flávio José e outros grandes compositores do ritmo nordestino ecoaram a manhã inteira pelo espaço público. Casais que faziam a feira de casa paravam para dançar, crianças curiosas observavam os músicos tocando e muitos aproveitavam para tirar fotos e fazer vídeos. Definitivamente, o País Matrizes do Forró trouxe para a Feira Livre de Buíque um tempero diferenciado.
O pólo continua neste domingo (3), com apresentações da Banda de Pífanos Riacho do Meio, Truvinca dos 8 Baixos e Socorro & Mazé e Banda, a partir das 10h. Todas as informações sobre o polo estão disponíveis no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e no @culturape.