Foto: divulgação
Exposição Fotográfica Àbàmodá
Com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) do Governo do Estado de Pernambuco, a exposição fotográfica Àbàmodá explora as relações espirituais que as folhas possuem em seus usos em ritos de Candomblé e Jurema Sagrada, e fica aberta para visitação até o dia 20 de setembro no Museu Histórico de Igarassu.
Nas palavras dos seus criadores, a exposição é composta por uma série de registros, os quais apresentam reflexões acerca da religiosidade, das relações do corpo e a natureza e das folhas sagradas, da manutenção das práticas litúrgicas e do afeto entre os adeptos, sacerdotes e sacerdotisas no cuidar dentro dos terreiros através do uso das plantas.
A ação foi idealizada pelo jovem produtor cultural Douglas Santos e conta com a produção de Anna Beatriz Mergulhão, direção de arte do multiartista Anderson Odé Bomí, curadoria da Profa. Suzana Queiroz e Adalgisa Aguiar, contando ainda com a colaboração de Leandro Ramos como fotógrafo e Emanuele Nascimento na revisão do material educativo. Realizada pelo Ponto de Cultura Axé dos Ventos, a exposição engloba 20 fotografias registradas durante o período da pandemia de covid-19, que retratam uma relação sagrada talvez ainda mais reforçada pelo isolamento exigido pelo momento excepcional da época.
As imagens estão expostas no Auditório do Museu Histórico de Igarassu, com encerramento da visitação na Semana Municipal de Vivência e Prática da Religião, Cultura e Tradições Afro-Indígenas de Igarassu.
Para o encerramento, será realizada a “I Mostra Igarassu Tem Audiovisual”, com exibição de curtas-metragens (vídeo danças e mini-doc) produzidos por pesquisadores, brincantes e fazedores de cultura da cidade, cujas as temáticas dialogam com a salvaguarda dos saberes e fazeres ancestrais dos povos e comunidades tradicionais, das manifestações culturais e dos mestres e mestras do saber popular.
Exposição Fotográfica ABAMODÁ Auditório do Museu Histórico de Igarassu Rua Barbosa Lima, Nº 18, Centro, Igarassu-PE Período de visitação: até 20 de setembro