Em meio ao Abril Azul, mês de conscientização para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta segunda-feira (15), até as 15h, a população pode conferir o evento “Autismo e Arte”.
A iniciativa veio da ONG Amar (Aliança de Mães e Famílias Raras). O objetivo de promover um momento para destaque da expressão criativa de pessoas que convivem com o autismo de diversas faixas etárias, além de suas famílias.
No local, também são ofertados gratuitamente serviços de cidadania, como a emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista), atendimento jurídico e de saúde. A ação acontece na sede da ONG Amar, localizada no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, zona sul do Recife.
@@NOTICIAS_RELACIONADAS@@
No roteiro de atividades das crianças e adolescentes com autismo, então: musicoterapia com um pocket show com Tio Rodrigo e a Caixinha de Música. Segundo a organização, a ideia é “cantar, tocar e viver a musicalidade coletiva como possibilidade ao desenvolvimento integral infanto-juvenil”.
Também está prevista a exposição de telas e apresentação de dança do Grupo Talento Raro, contação de histórias, poesias e cordel; exposição de artesanato das mães atípicas; painéis e Minioficinas interativas e palco livre para apresentações.
“A arte, em suas diversas formas, tem o poder de conectar indivíduos, oferecer uma plataforma para a autoexpressão e promover compreensão e empatia”, ressaltou presidente da ONG Amar, Pollyana Dias. O evento conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Defensoria Pública do Estado.
Serviço O que: Evento para conscientização sobre autismo. Quando: 15 de abril – segunda Onde: Sede da AMAR, Parque Santos Dumont – Boa Viagem, Recife
Programação: 9h às 13h – Abertura – Exposição das telas e de outros recursos expressivos das crianças e adolescentes com autismo. – Contação de Histórias com a Dra. Vanessa Izidoro (pediatra, artista plástica e voluntária) – Poesia e Cordel com Edgar Diniz (poeta, escritor e educador) – A experiência editorial inclusiva com Sofia Albuquerque (escritora com TEA da Saga A Rainha da Floresta) – Poesias da Belinha – Apresentação de Dança do Grupo Talentos Raros – Exposição dos artesanatos das mães atípicas – Painéis e minioficinas interativas – Palco livre para apresentações espontâneas para crianças e adolescentes TEA (violão, dança, poesia…) – 30 minutos – Encerramento
Serviços oferecidos: – Emissão de CIPTEA (Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista) – Distrito 6 (vacinação, aferição de pressão e glicose) – Plantão Jurídico