Depois de passar pelo Cabo de Santo Agostinho e Palmares, o município de Bezerros recebeu, nesta quarta-feira (23), a equipe da Associação Karis, que está realizando as qualificações profissionais com os beneficiários das cozinhas comunitárias. A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e a Solar Coca-Cola, ainda ocorrerá nas cidades de Vicência e Belo Jardim.
Na aula de hoje, com foco em Cidadania e Empreendedorismo, a instrutora Aiala Souza destacou: “Abordamos as temáticas de forma que as pessoas tenham conhecimento geral sobre como empreender, mas sempre visando a responsabilidade social”.
O conteúdo programático do curso incluirá aulas sobre boas práticas na manipulação de alimentos, mídias sociais e marketing digital, segurança alimentar e nutricional, além de doces e salgados. Ao todo, os cinco módulos somam 26 horas de carga horária.
“Esse curso veio para nos presentear; é um projeto maravilhoso”, contou Vanessa Oliveira, beneficiária da cozinha que está participando da formação. “Esse curso é incrível porque vamos aprender a fazer doces para trabalhar por conta própria, ter o nosso próprio projeto, que é um sonho nosso, uma conquista”, complementou Maria Luciana, que também faz parte do curso.
O projeto visa capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho. O foco não é apenas proporcionar habilidades técnicas, mas também fortalecer a autoestima dos participantes, incentivando a criação de uma rede de empreendedores locais.
Depois de Bezerros, a qualificação profissional seguirá para Vicência em 12 de novembro e, ao todo, deve beneficiar 150 pessoas dos cinco municípios participantes. O projeto tem perspectiva de expansão para 2025, impactando ainda mais pessoas e, principalmente, fortalecendo a atuação do Governo de Pernambuco no combate à fome e na garantia de oportunidades para os mais vulneráveis.
Texto: Mariane MonteiroFotos: Vinicius Lins