Foi divulgado o resultado preliminar da Convocatória Nacional Pernambuco Meu País, realizada pela Fundarpe e Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), com incentivo do Governo do Estado. No total, a seleção contabilizou 2.313 inscrições válidas, das quais 1.402 foram habilitadas e 911 inabilitadas.
Os resultados dos habilitados e inabilitados podem ser conferido por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco, na página do edital. Para os proponentes inabilitados, o período para envio de recursos será de 14 a 20 de maio de 2025, exclusivamente por meio da mesma plataforma.
Como verificar o motivo da inabilitação?
Cada tipo de proponente – pessoa física, MEI, pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, entre outros – deve consultar os anexos 10 a 16 do edital, que funcionam como um checklist dos documentos obrigatórios.
Com base nesses anexos e no resultado preliminar, é possível identificar se houve ausência de documentos ou o envio de arquivos em desacordo com o solicitado.
Ou seja, basta cruzar as informações: os itens que o resultado sinalizar como motivo da inabilitação, o proponente pode conferir dentro da sua respectiva lista o que aqueles itens significam e os colocar dentro do processo de recurso.
Como enviar o recurso?
O recurso deve ser apresentado exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. O envio exige atenção a dois pontos importantes:
– Será permitido o envio de apenas um arquivo em anexo, o que requer que toda a documentação esteja reunida em um único PDF;
– O prazo se encerra no dia 20 de maio, não sendo aceitas manifestações após essa data.
Para facilitar o processo, o CulturaPE disponibilizou em seu perfil no Instagram (@culturape) um tutorial explicativo sobre como enviar recursos corretamente pela plataforma.
Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo canal de atendimento da Fundarpe: telefone e WhatsApp (81) 3184.3015, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Etapas seguintes
O resultado final da análise documental será divulgado no dia 29 de maio de 2025. Após essa etapa, será iniciada a análise artística das propostas, que culminará na divulgação do resultado final da convocatória, previsto para o dia 6 de junho de 2025.
A Convocatória Nacional Pernambuco Meu País tem como objetivo valorizar e ampliar a participação de artistas e agentes culturais de todo o país na programação da Fundarpe e da Secult-PE. O momento é de reforço no cuidado com a documentação e atenção às orientações do edital, garantindo que propostas consistentes e devidamente apresentadas possam seguir no processo de seleção.