Fotos: Luiz Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe
No final da tarde desta sexta-feira (1º), o Cortejo Brincantes de Pernambuco chegou a Buíque e contagiou as principais vias do segundo município-sede do Festival Pernambuco Meu País 2025. Em celebração à cultura popular, diferentes manifestações culturais trouxeram música, dança, cor e arte, abrindo a programação e anunciando os próximos dias de magia.
Estiveram presentes o Caboclinho Canidé, com representação da cultura indígena; os Caretas de Triunfo, vestindo suas máscaras, roupas coloridas e relhos; a Escola de Samba Galeria do Ritmo, uma das maiores e mais conhecidas do segmento, fundada no Recife; o Clube de Boneco Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Pernambuco e referência entre as agremiações do Estado; o Bloco Caravana Andaluza do Engenho Abreus, preservando as brincadeiras trazidas pelos trabalhadores rurais; e o Urso da Rua do Sapo, com a La Ursa, símbolo da tradição carnavalesca do Estado.
Complementando a programação – e com protagonismo – no Dia Nacional do Maracatu, não poderiam faltar representantes da manifestação cultural genuinamente pernambucana. No primeiro ano em que a data é comemorada nacionalmente, o Maracatu Carneiro Manso, de Glória de Goitá, e o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Patrimônio Vivo de Pernambuco, encantaram o público, com os seus tradicionais caboclos de lança, que levaram a cultura da Zona da Mata para o Agreste.
Em celebração à cultura popular, diferentes manifestações culturais trouxeram música, dança, cor e arte, abrindo a programação e anunciando os próximos dias de magia
“É lindo ver tudo isso passando aqui na nossa frente, de perto. Uma ação tão importante, que traz a cultura para dentro dos municípios, como aqui em Buíque. Isso possibilita a gente se reconhecer, enquanto manifestações que formam a nossa identidade, e de conhecer melhor as culturas de outras cidades. Eu, que já participei de grupo de boi, fico emocionada em rever essas manifestações”, destacou a atendente de farmácia e moradora da cidade há 18 anos, Mayla Heylla.
Contemplando pontos principais da cidade, como a Praça Major de França, o cortejo seguiu animando a população até encerrar a sua passagem no início da noite, no Pátio de Eventos. Conduzindo o público que acompanhava para se dirigir ao coração do festival, no palco Pernambuco Meu País, o público foi convidado a estender a programação e prestigiar ainda mais atrações.
Estiveram presentes o Caboclinho Canidé, os Caretas de Triunfo, a Escola de Samba Galeria do Ritmo, o Clube de Boneco Seu Malaquias, o Bloco Caravana Andaluza do Engenho Abreus, o Urso da Rua do Sapo, o Maracatu Carneiro Manso e o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
Neste sábado (2), a partir das 15h30, mais um desfile está previsto para circular pelo município e alegrar os presentes, com o Boi Estrelinha, Maracatu de Baque Solto Leão Formoso de Tracunhaém e Maracatu Nação Cambinda Estrela. Toda a programação e cobertura do Cortejo Brincantes estão disponíveis por meio do Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e do @culturape.