Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pernambuco
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe PernambucoInforme Pernambuco
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Em Gravatá, Festival Pernambuco Meu País dá início à programação com noite dedicada às vertentes do forró e adesão total do público

23 de agosto de 2025
Compartilhar

Fotos: Juana Carvalho/Secult-PE/Fundarpe

Pé de serra, universitário, eletrônico e mais – Nesta sexta-feira (22), em Gravatá, o Festival Pernambuco Meu País deu início à programação de imersão na cultura pernambucana com noite dedicada às vertentes do forró, ritmo fincado nas raízes do Nordeste. Com shows de Fagner Chagas, PV Calado, Mara Pavanelly, Dorgival Dantas e Tarcísio do Acordeon, o quinto município-sede do evento demonstrou adesão total do público ao lotar o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, com o palco Pernambuco Meu País.

“Viva o Festival Pernambuco Meu País! Um evento criado para o povo, em um momento em que Pernambuco pulsa cultura, tradição e história. Tragam a família e venham celebrar com a gente: hoje é dia de forró, amanhã tem samba, e no domingo tem muito mais. Minha gratidão a todos que ajudaram a construir esse espetáculo incrível”, celebrou a governadora Raquel Lyra, em fala oficial na abertura.

Por volta das 18h30, o espetáculo Pernambuco Meu País, responsável por abrir oficialmente a programação do festival nos municípios-sedes desta edição, emocionou ao trazer diversos artistas do Estado que, juntos em cena, homenagearam mestres e mestras da tradição pernambucana. Com direção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora dirigida por Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado, a obra encantou o público por celebrar a identidade cultural e a força nordestina.

“Nos inspiramos nas tradições populares e em nossos mestres, que nos apresentam espetáculos inusitados, com regras, estéticas e formas próprias de brincar. Queríamos homenagear essa maneira simples e eficaz de fazer arte, que é tão característica das nossas brincadeiras populares”, detalhou Maria Paula, em coletiva.

Em seguida, foi a vez da cultura local subir ao palco, com o gravataense Fagner Chagas, que trouxe a sanfona e zabumba, mesclando com instrumentos eletrônicos, e um repertório repleto de hits com o melhor do forró tradicional. Muito pé de serra e bailarinos a caráter – em homenagem ao cangaço –, o cantor chamou o público para cantar junto com faixas clássicas, como “É Proibido Cochilar”, “Seis Cordas”, “Forrobodó”, “Pedras Que Cantam” e versões de músicas originalmente de outros estilos em forró, como “Anunciação”, de Alceu Valença.

O espetáculo Pernambuco Meu País, responsável por abrir oficialmente a programação do festival nos municípios-sedes desta edição, emocionou ao trazer diversos artistas do Estado que, juntos em cena, homenagearam mestres e mestras da tradição pernambucana

Logo em seguida, a pegada do forró estilizado tomou conta do palco Pernambuco Meu País, com o recifense, mas radicado em Caruaru há mais de dez anos, PV Calado. Ninguém ficou parado com um giro nos sucessos do estilo nas plataformas de streaming e homenagens aos mestres do forró, além das canções autorais do artista, como o hit “Deixa Eu Te Esquecer Primeiro”.

Com o público já embalado pelo ritmo, foi a vez da cantora Mara Pavanelly passear por grandes clássicos, explorando junto ao seu repertório a força do forró eletrônico. Com trajetória marcante em grupos como Forrozão Tropykália, Garota Safada e Furacão do Forró, Mara Pavanelly apresentou seu projeto solo em um show nostálgico e cheio de energia.

Trazendo sua poesia cantada, sanfona sempre em mãos e um xote romântico, Dorgival Dantas emocionou ao subir ao palco com “Tarde Demais”, fazendo o público responder em coro ao verso “agora posso estar de frente a você”, num dos momentos mais marcantes da noite. O artista seguiu o show com um repertório de sucessos que atravessou gerações, com faixas como “Destá”, além de apresentar um pout-pourri animado em ritmo de quadrilha, com releituras de clássicos como “Anna Júlia”, do grupo Los Hermanos.

Também com a sanfona em mãos, coube a Tarcísio do Acordeon encerrar a noite com a energia e o ritmo pulsante do piseiro, abrindo seu show com o hit “Proteção de Tela”. O artista comandou uma apresentação vibrante e cheia de emoção. Entre solos marcantes, sucessos autorais e homenagens aos clássicos, ele surpreendeu ao chamar Mara Pavanelly de volta ao palco para cantar “Planeta de Cores”. O público seguiu firme até o início da madrugada, cantando junto hits como “Meu Sonho” e “Quatro Semanas de Amor”, num encerramento à altura da grande celebração ao forró promovida pelo festival.

Dorgival Dantas seguiu o show com um repertório de sucessos que atravessou gerações, com faixas como “Destá”, além de apresentar um pout-pourri animado em ritmo de quadrilha, com releituras de clássicos como “Anna Júlia”, do grupo Los Hermanos

Neste sábado (23), o palco Pernambuco Meu País segue animando e ecoando música para toda a cidade a partir das 18h30, com atrações como Afoxé Omim Sabá, Lucas dos Prazeres, Gerlane Lops, Diogo Nogueira e Alexandre Pires. Nos intervalos, o DJ João Guerra promete mandar a energia do público lá em cima em um set especial no Som na Rural. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Leia também

Divulgado resultado preliminar das propostas do 2º Prêmio Bastidores em Cena

Divulgado resultado preliminar da análise das propostas do 2º Prêmio de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

Projeto leva oficinas de percussão e dança para escolas de Arcoverde

Quarteto Tromboneando lança álbum que mistura música clássica e cultura pernambucana

Fundarpe reabre inscrições para empresas com pesquisadores especializados em levantamento e catalogação de bens culturais imateriais

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Divulgado resultado preliminar das propostas do 2º Prêmio Bastidores em Cena

10 de outubro de 2025

Divulgado resultado preliminar da análise das propostas do 2º Prêmio de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

10 de outubro de 2025
Cultura

Projeto leva oficinas de percussão e dança para escolas de Arcoverde

10 de outubro de 2025
Cultura

Quarteto Tromboneando lança álbum que mistura música clássica e cultura pernambucana

10 de outubro de 2025
Cultura

Fundarpe reabre inscrições para empresas com pesquisadores especializados em levantamento e catalogação de bens culturais imateriais

9 de outubro de 2025
Cultura

Projeto Cacau e Lulu e o Manguebitinho celebra Dia das Crianças neste domingo

9 de outubro de 2025
  • Blog
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Pernambuco