Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pernambuco
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe PernambucoInforme Pernambuco
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Em Salgueiro, concentração dos países das Brincadeiras, Culturas Populares, Música e Economia Criativa atrai público de todas as idades, neste sábado (26)

27 de julho de 2025
Compartilhar

Fotos: Daniela Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe

No Pernambuco Meu País 2025, todos os caminhos se encontram. Em Salgueiro, primeiro município-sede da 2ª edição do festival, a concentração dos países das Brincadeiras, Culturas Populares, Música e Economia Criativa, às margens do Açude Velho, no Museu do Couro, é um elo entre a diversidade de linguagens. Neste sábado (26), o ponto de encontro reuniu uma programação de espetáculos, apresentações de mestres da cultura do Estado, músicos e feira de artesanato e gastronomia, atraindo público de todas as idades.

“O Governo do Estado de Pernambuco acredita numa política cultural, democrática e representativa. O Pernambuco Meu País é uma grande ação que valoriza os segmentos culturais. Então, aqui, onde estamos, a gente consegue valorizar, potencializar e curtir dança, música, teatro, circo e mais. Assim, momentos como esse não só potencializam essas linguagens, mas também dão local, voz e vez”, ressaltou a secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves.

A partir das 15h, os países deram início à programação do dia. No País das Brincadeiras, que conta com um palco-picadeiro, o espetáculo “Versos e Passos” promoveu uma imersão nos ritmos e danças populares pernambucanas. Com um corpo de baile jovem e com vestes tradicionais das expressões, a apresentação também saudou artistas do Estado, como a “Rainha da Ciranda”, Lia de Itamaracá.

No polo, a tarde ainda recebeu mais destaque ao contar com a presença do Mestre Calú – Patrimônio Vivo de Pernambuco -, mamulengueiro e natural de Vicência, que trouxe o “Presépio Mamulengo Flor de Jasmim”, espetáculo que reúne teatralidade, trilha sonora ao vivo e contação de histórias, encantando espectadores de todas as faixas etárias.

A programação seguiu encantando toda a família, com o encerramento do dia feito pelo espetáculo “Um Curto-Circuito de Risos!”, do Palhaço Gambiarra, que contagiou o público e o levou às gargalhadas ao unir o improviso, números de equilíbrio no monociclo, malabarismo com claves e interações, com direito à contação de histórias com o “traca-traca”, brinquedo popular feito artesanalmente de madeira com fitas de cetim.

Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mestre Calú encantou o público com espetáculo que reuniu teatralidade, trilha sonora ao vivo e contação de histórias

Simultaneamente, o País das Culturas Populares promoveu um show ao ar livre, com uma apresentação ritmada pela tradicional sonoridade do ijexá e da percussão, feita pelo Afoxé Raízes de Zumbi, grupo que valoriza a influência dos ritmos africanos nas expressões culturais locais.

Em seguida, foi a vez da Banda de Pife e Zabumba São Sebastião, de Arcoverde, que reúne anos de preservação do ritmo, formada por nomes de referência, como o Mestre Dão do Pife. Com 83 anos e 70 dedicados à expressão, o músico manifestou a sua felicidade em integrar a programação. “Vim aqui apresentar essa cultura, que eu adoro, e saio bem aplaudido, apoiado, sendo ouvido. Isso me deixa feliz, por entender que o pife é uma cultura que precisa ser valorizada, por ser símbolo da cultura do Estado e estar na identidade, está no povo”, defendeu.

O final da tarde foi marcado pela apresentação de mais um Patrimônio Vivo de Pernambuco, com o Samba de Véio da Ilha de Massangano, de Petrolina, que reúne a tradição oral e a influência indígena, africana e portuguesa, ao condensar o samba de roda, coco e o reisado em sua expressão única. A apresentação foi convidativa à interação do público presente, com todos os espectadores dançando junto com o grupo, encerrando a programação do polo.

O Samba de Véio da Ilha do Massangano convidou o público para dançar canções que condensam o samba de roda, coco e o reisado em uma expressão única

Já no início da noite, a partir das 18h, foi a vez do País da Música ganhar as atenções do público. Com a multiartista Luna Vitrolira como mestre de cerimônia, o polo contou com apresentações de Sarah Leandro, natural de Bodocó, e Anchieta Dali, de Tacaratu, que encerraram a programação do ponto de encontro das linguagens, ao celebrar o forró e suas raízes. Contemplando a potência da composição autoral pernambucana, também dando espaço à homenagem aos clássicos, os repertórios foram um convite a entrar na dança.

ECONOMIA CRIATIVA

Toda a programação do dia contou com o giro do público por uma amostragem do comércio local independente, com a presença de diversos comerciantes do artesanato e gastronomia, que se concentraram no País da Economia Criativa – em formato de feira ao ar livre.

Moradora da Zona Rural de Salgueiro há 47 anos e expositora nesta edição do festival, Corrinha Silva destacou a ação como uma vitrine para os pequenos empreendedores. “Para a gente, é uma oportunidade tanto para divulgar, como para vender. Aqui, temos a chance de apresentar a nossa produção para que mais pessoas, daqui e de fora da cidade, conheçam. Ações como essa são muito boas para que a nossa cultura seja conhecida e levada a mais lugares”, destacou.

Leia também

no Sertão, Floresta recebe formação gratuita em audiovisual do projeto Outros Sertões e o Minuto

Palco Pernambuco Meu País se despede de Salgueiro em noite de celebração ao forró e suas raízes

Cineclube Audiovisão convida o público a sentir o cinema com o corpo, no Centro do Recife

Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda

Museu do Couro foi ponto de intercâmbio entre a cultura popular, circo, música e moda em Salgueiro

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

no Sertão, Floresta recebe formação gratuita em audiovisual do projeto Outros Sertões e o Minuto

29 de julho de 2025
Cultura

Palco Pernambuco Meu País se despede de Salgueiro em noite de celebração ao forró e suas raízes

29 de julho de 2025
Cultura

Cineclube Audiovisão convida o público a sentir o cinema com o corpo, no Centro do Recife

28 de julho de 2025
Cultura

Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda

28 de julho de 2025
Cultura

Museu do Couro foi ponto de intercâmbio entre a cultura popular, circo, música e moda em Salgueiro

27 de julho de 2025
Cultura

Terceira e última noite do Pernambuco Meu País é dedicada ao forró e promete repertório de clássicos

27 de julho de 2025
  • Blog
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Pernambuco