Terá início hoje (24), a partir das 19h30, a exposição Bois de Vitalino, que revisita e homenageia o legado do Mestre Vitalino – considerado um dos maiores artistas da história da arte do barro no Brasil, na Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura, em Caruaru. Na ocasião, será realizada a Vernissage, que contará com a presença dos artistas participantes, equipe e convidados. A atividade cultural, incentivada pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – Funcultura, seguirá aberta para visitação gratuita até o dia 31 de maio.
A exposição Bois de Vitalino é composta por 10 esculturas em cerâmica, réplicas da tradicional obra de Mestre Vitalino, desenvolvidas pelo seu neto, Emanuel Vitalino, e customizadas por artistas pernambucanos do Agreste Central: Anderson Castanha, com a obra Africanizar; Clécio Lacerda, com a obra Vida Vitalina; Dan, com Boi Colorido; Djhou Letter, com Do Barro ao Contemporâneo; Emilly Monteiro, com Festejo Vitalino; Helô Germany, com Boi Vital; Marcílio Carvalho, com A Alma do Boi; Maria das Nuvens, com Sob os Olhos de Vó; Osmar Jorge, com Boi Sol Fulô; e Sandro Lima, com O Boi Voador do Sonhador Menino Vitalino.
O idealizador e produtor Evandro Lunardo afirma que esta é uma celebração que presenteia o público com expressões artísticas potentes do Agreste pernambucano. “Depois de várias etapas construtivas na iniciativa, vamos fazer essa linda homenagem ao Mestre Vitalino de Caruaru. A exposição Bois de Vitalino se conecta com o seu legado e promove um diálogo entre as artes visuais tradicionais e contemporâneas”, destaca.
Na perspectiva da democratização das artes e da fruição artística para todos, Bois de Vitalino ainda conta com audiodescrição das 10 obras, buscando se tornar acessível, também, para o público de pessoas com deficiência visual
Este é um projeto da Lunardo Produções Artísticas, incentivado pelo Governo de Pernambuco, e também conta com apoio da Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura, e da Circullus.
Seleção
Os 10 trabalhos que compõem Bois de Vitalino foram selecionados num universo de 40 propostas, pelo curador e expografista da exposição, Humberto Botão. Através de chamamento público, artistas de cidades do Agreste Central interessados em participar enviaram suas propostas, que foram selecionadas através de análise técnica, artística e conceitual.
“É uma alegria ver materializar-se as propostas que selecionamos. Como já disse anteriormente, a seleção foi um processo difícil, diante da alta qualidade do que foi apresentado. No entanto, o resultado entregue é ainda mais impactante! Sem dúvida, essa é uma exposição de revisita o legado de Mestre Vitalino, mas quem também contribui com o que está por vir, com a contemporaneidade da produção artística pernambucana”, assegura o curador, Humberto Botão.
Educativo
Além do viés artístico, a exposição também possui um recorte educacional. Além das visitas mediadas, que serão guiadas pela equipe da mediação educativa, ainda serão realizadas quatro palestras com temáticas culturais, em formato presencial, sempre aos sábados, das 15h às 18h, na Casa da Mulher Artesã, com entrada gratuita.
Confira a programação:
• 03 de maio: Curadoria e Expografia para Artesanato e Artes Visuais, com o curador Humberto Botão;
• 10 de maio: Comunicação e Divulgação de Projetos Culturais, com a assessora de imprensa Amanda Nascimento;
• 25 de maio: Produção e Gestão Cultural na linguagem de Artesanato, com o produtor cultural Evandro Lunardo;
• 31 de maio: Bois de Vitalino, com o ceramista Emanuel Vitalino.
SERVIÇO
Exposição Bois de Vitalino
24 de abril até 31 de maio de 2025
Casa da Mulher Artesã – Av. Almerindo Lins da Veiga Pessoa – Alto do Moura, Caruaru – PE
Entrada gratuita