A partir deste domingo (13), o Observatório Cultural Torre Malakoff , em parceria com o Consulado Geral do Japão, traz à programação o lançamento da exposição “Netsuke – Contemporâneo Esculpido em Madeira”, que ficará em cartaz na Sala de Oficinas, situada no térreo do equipamento cultural gerido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco – Secult-PE e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. A mostra integra as comemorações oficiais dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil, celebrado em 1895. O público terá até o dia 10 de agosto para conferir todas as obras à mostra.
A exposição apresenta uma releitura contemporânea da arte tradicional japonesa dos netsuke — pequenas esculturas em madeira originalmente criadas como fechos para quimonos. As obras destacam a delicadeza, a técnica e a inovação de artistas que mantêm viva essa tradição secular em um contexto moderno.
A abertura oficial da exposição contará com uma apresentação especial de tambores japoneses Taiko, realizada pelo grupo RenTaiko, proporcionando uma imersão vibrante na cultura japonesa. Durante a passagem da exposição pela Malkoff, o público terá acesso a mediações e oficinas gratuitas.