Foto: José Afonso Jr.
Suíte Master e Quarto de Empregada é uma pesquisa visual de fotografia documental
Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio de recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), o jornalista, fotógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Afonso Jr., lança o livro “Suíte Master e Quarto de Empregada” na Assembleia Legislativa de Pernambuco, próxima segunda-feira (28/04). Para a escrita do livro, o autor realizou uma pesquisa visual que consumiu mais de três anos de trabalho, cujo objetivo foi esmiuçar as contradições das classes média e alta brasileiras. Durante o evento de lançamento, haverá ainda um debate aberto ao público sobre a situação dessas trabalhadoras.
José Afonso explica que a ideia do projeto surgiu a partir da regularização da PEC das Domésticas, em 2015, legislação que assegurou e ampliou os direitos trabalhistas dessa categoria profissional. “Dez anos após o começo da vigência da lei, o livro surge como um ponto de reflexão: o que mudou? O que permanece?”, questiona o autor.
As fotografias feitas entre 2017 e 2020, como o título do livro sugere, registram os ambientes de casas e apartamentos da Região Metropolitana do Recife, da classe média baixa até a mais abastarda, não se limitando apenas às fotografias, mas também documentando diálogos, acordos e situações diversas. Os textos do livro são da escritora e professora Fabiana Moraes, e de Mirtes Renata de Souza, mãe do menino Miguel Octávio, tragicamente falecido por suposta negligência da patroa.
O fotógrafo observa que através dos desníveis na arquitetura doméstica podem ser percebidas as desigualdades e o racismo enraizado e por vezes oculto na realidade brasileira. “Os quartos e suítes, bem como os objetos e a cidade, mostram o tempo todo, como é naturalizada a segregação racial e pode ser percebida nos projetos de casas e edifícios”, pontua.
O formato do livro foi pensado como uma caixa que, ao ser aberta, tem dois cadernos. De um lado, as fotos das suítes master e do outro, os quartos de empregada. De frente, uma para o outra, as fotografias desses dois ambientes podem e devem ser combinadas, comparadas e confrontadas. O design do projeto é de autoria de Raul Kawamura.
Ao retratar essa realidade, José Afonso reconhece que o tema reverbera com a obra do sociólogo Gilberto Freyre, o clássico “Casa Grande & Senzala”. Mas pondera que no entendimento do tempo atual e a disposição dos espaços como um prolongamento de relações coloniais e escravocratas, ele teve a cautela ao elaborar as imagens para não repetir o tom gilbertiano da “democracia racial”.
De fato, no trabalho de José Afonso, e nas palavras do curador do Livro, o também fotógrafo, professor e pesquisador Eduardo Queiroga. “as cenas captadas das suítes e dos quartos de empregada, podemos ver ali a tensão que apoiou essa pesquisa, a fissura social e as ideologias que agem pela manutenção do status quo”. E conclui: “Aponta para cartografias sedimentadas na nossa estrutura social, repletas de injustiças, mas invisibilizadas pela naturalização cotidiana de nossas práticas.
Para conferir o trabalho do fotógrafo acesse o site da pesquisa: https://suitemasterquartoempregada.com/
Serviço:
Lançamento do livro “Suíte Master e Quarto de Empregada”
Com fotos de José Afonso Júnior, e textos de Fabiana Moraes e Mirtes Renata de Souza
Data: 28 de abril de 2024
Horário: 15h
Auditório Ênio Guerra – Alepe
(Endereço: Rua da União, 383, Boa Vista – 4º andar)