Foto: Weidson Carlos/Fernando de Noronha
Forte em Fernando de Noronha
O Governo de Pernambuco publicou, no sábado (15), o edital de licitação para a restauração do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha. O investimento previsto é de R$ 15,8 milhões, com recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). As obras serão conduzidas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A governadora em exercício, Priscila Krause, ressaltou a importância da revitalização para a preservação histórica e o turismo local: “A conservação e a revitalização dos fortes em Fernando de Noronha são fundamentais para requalificar todo o entorno dos equipamentos. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o governo federal, busca fortalecer o turismo e garantir a permanência da história nos monumentos”.
Tombados em nível federal, os dois fortes são marcos históricos de Noronha. O Forte de Santo Antônio, pertencente à União, é um dos pontos turísticos mais visitados do arquipélago. Já o Forte de São Pedro do Boldró, construído em 1757, integra o conjunto histórico local e é famoso pela vista privilegiada do pôr do sol.
Segundo a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o projeto de restauração ajudará a reforçar o patrimônio histórico da região: “Com essas importantes ações de preservação, o Governo do Estado contribui para agregar a riqueza histórica e cultural ao contexto turístico do arquipélago, já reconhecido como Patrimônio Natural Mundial”.
O projeto prevê a recuperação das estruturas remanescentes, requalificação das muralhas, implantação de circuito acessível, iluminação, sinalização e museografia, além de melhorias no entorno das edificações.