O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadial de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lançou o Credenciamento Nacional de Pareceristas Fundarpe – Edital de Credenciamento nº 003/2024. A chamada pública visa credenciar profissionais, pessoa física ou MEIs, para integrar o Banco de Pareceristas da Fundarpe. O período de inscrições fica aberto das 14h de 4 de dezembro de 2024 até as 16h59 de 30 de novembro de 2026, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco.
Acesse aqui o texto do Edital de Credenciamento nº 003/2024.
Acesse aqui todos os documentos relacionados ao edital
Os selecionados poderão analisar, classificar e emitir pareceres técnicos sobre propostas e ações culturais nos editais e chamadas públicas de Cultura, desde que atendam aos requisitos estabelecidos.
O banco de pareceristas credenciados por essa chamada pública terá validade de 24 meses, prorrogável por mais 24 meses, a critério da Fundarpe, a contar da data de publicação do extrato do edital no Diário Oficial do Estado (DOE). O credenciamento não gera direito à contratação e está dividido por 22 categorias que se orientarão em razão das seguintes áreas ou sub-áreas artístico-culturais: Acessibilidade e Inclusão; Artesanato; Artes Circenses; Arte-Educação; Artes Visuais; Arte-Tecnologia; Audiovisual; Cultura Popular e Tradicional; Dança; Design; Economia Criativa, Economia da Cultura e Empreendedorismo Cultural; Formação e Capacitação Cultural; Fotografia; Gastronomia; Livro, Leitura, Escrita, Literatura e Contação de Histórias; Moda; Museus; Música; Ópera; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material (Artístico, Histórico, Arquitetônico, Arqueológico, Paleontológico, Cientifico e Geocultural); e Teatro.