Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Pernambuco
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe PernambucoInforme Pernambuco
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

no Sertão, Floresta recebe formação gratuita em audiovisual do projeto Outros Sertões e o Minuto

29 de julho de 2025
Compartilhar

Foto: leonardo lemos/ divulgação

Uilma Queiroz, Mila Nascimento e Alexandehn ministram aulas sobre audiovisual e cinema

Oportunidade de qualificação em audiovisual para a população de Floresta e Região: a oficina “Outros Sertões e o Minuto” chega ao município de 04 a 09 de agosto de 2025, com aulas no Cine Recreio (Rua Pereira Maciel, 109, Centro. Das 16h ás 20h).

A oficina já passou por diversas cidades como São José do Egito, Triunfo, Carnaíba, Arcoverde / Buíque e Afogados da Ingazeira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link  https://forms.gle/gZ3vYfDtyUG5hfDt9  até o dia 2 de agosto (sábado, lembrando que as aulas começam na segunda, 4/8).

Também é possível se inscrever presencialmente no Espaço Cultural João Boiadeiro, de segunda a sexta, das 8h às 14h e no Cine Recreio, de segunda a sexta, das 18h às 20h: inscrições e aulas são gratuitas e com direito a certificado!

Esta edição da oficina tem parceria com o Instituto Florestar de Reflorestamento da Caatinga, Coletivo Bucaneiros e Cine Recreio – cinema de rua e ponto cultural e incentivo da PNAB PE, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco e Ministério da Cultura – Governo Federal.

“A edição em Floresta nasce como uma forma de dialogar com iniciativas como a do Instituto Florestar, que vem desenvolvendo um trabalho de recaatingamento dos Sertões. Nosso projeto busca uma reflexão dos Sertões no cinema, entendendo representações e identidades como algo a ser construído a partir do olhar para si mesmo”, reflete Uilma Queiroz, uma das oficinas.

“Observar a caatinga, portanto, é fundamental para contemporaneidade. Ver suas sementes e tecnologias de convivência com o semiárido é, hoje, o que há de mais moderno e futurista, especialmente no contexto de mudança climática, em que nosso bioma vem sendo apontado como exemplo de adaptação. Se antes a natureza era vista como o avesso da civilização e da modernidade, hoje começamos a enxergar que só há futuro possível se fizermos das sementes, florestas inteiras”, finaliza.

CINEMA E REFLORESTAMENTO – Para a edição em Floresta, o projeto firma colaboração com o Instituto Florestar de Reflorestamento e usa elementos na sua identidade visual que remetem às sementes da caatinga. “O sertão vive um novo tempo, de pensar nossas práticas cotidianas e praticar uma nova agricultura, sustentável e conectada com a Caatinga,  as agroflorestas, os quintais produtivos, contam a história de um novo sertão, um sertão que precisa ser visto e ouvido. E o cinema, o audiovisual, se conectam totalmente com esse objetivo”, afirma Tatiane Menezes, diretora de projetos ambientais do Instituto Florestar.

Além do foco em reflorestamento, o projeto ainda ocupa o emblemático Cine Recreio: monumento cultural da região construído na década de 1960 e reaberto em 2025. “Tem sido uma alegria ver o cine em funcionamento. Mas a verdade é que a gente, enquanto Coletivo Bucaneiros, vem aprendendo algo muito maior: sobre andar de mãos dadas! E receber o projeto é reafirmar nosso senso de comunidade, de que ninguém faz cinema e arte sozinho. Agradecemos demais pela parceria e que seja a primeira de muitas que virão!”, reflete Rebeca Rocha, professora e integrante do Coletivo Bucaneiros, que cuida do Cine Recreio.

Com produção da Cabocla Produções e um total de 24h/aula, sendo 4h/dia, a ação terá como oficineiros: Mila Nascimento, Uilma Queiroz e Alexandehn. Conheça:

Mila Nascimento é produtora cultural, poeta, cineasta, mãe e trabalha com formação em audiovisual para jovens e adultos. Roteirizou e dirigiu “Diana” que integrou a coletânea feminista pernambucana “As filhas de Lilith”. Videomaker em produções autorais e institucionais, inclusive videoclipes. Idealizou a oficina de micro documentários produzidos com aparelhos de celular “Meu mundo num minuto”.

Já Uilma é pajeuzeira criada no sítio Matinha em Carnaíba e na zona urbana de Afogados da Ingazeira (PE). Coloca em diálogo a educação formal e as artes, além de criar e difundir práticas educativas em lugares alternativos. Mestra em História pela UFPE, educadora e pesquisadora. Roteirista e diretora do documentário O bem virá; curadora do Cineclube Minadouro (2021-2022) e da Mostra Audiovisual do Festival Rosa dos Ventres (2024). Integra o Mulheres no Audiovisual PE, o MAPE.

Alexandehn Negro, Brasileiro, pernambucano, periférico de Olinda. Atua em Produção Cultural, Musical e Audiovisual e Realizador Audiovisual. Atualmente trabalha na produção executiva e técnica de Jonatas Onofre; já atuou no festival caboco da mata 2022, programa “Á Vontade LabPE (2021)” da TVU, Tipoia Festival 2020, EP Mormaço – Mormaço – Nas Condição (2017) e nas singles Bolso (2018) e Tempo (2018). Na cultura popular atua no cineclube casa farol e no grupo ‘Una e o coco do farol’, além de ser facilitador de oficinas audiovisuais.

A exibição pública do resultado final da oficina acontecerá 09/08 no “CINE RECREIO” (Rua Pereira Maciel, 109, Centro) abrindo a programação que exibe o longa metragem “O bem virá” de Uilma Queiroz (Afogados da Ingazeira-PE) às 19h. É aberto a toda a população. Mais informações:instagram.com/outrossertoeseominuto

Leia também

Salgueiro e Triunfo abrem com grande sucesso a primeira parada do Festival Pernambuco Meu País 2025

Palco Pernambuco Meu País se despede de Salgueiro em noite de celebração ao forró e suas raízes

Cineclube Audiovisão convida o público a sentir o cinema com o corpo, no Centro do Recife

Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda

Museu do Couro foi ponto de intercâmbio entre a cultura popular, circo, música e moda em Salgueiro

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Salgueiro e Triunfo abrem com grande sucesso a primeira parada do Festival Pernambuco Meu País 2025

29 de julho de 2025
Cultura

Palco Pernambuco Meu País se despede de Salgueiro em noite de celebração ao forró e suas raízes

29 de julho de 2025
Cultura

Cineclube Audiovisão convida o público a sentir o cinema com o corpo, no Centro do Recife

28 de julho de 2025
Cultura

Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda

28 de julho de 2025
Cultura

Museu do Couro foi ponto de intercâmbio entre a cultura popular, circo, música e moda em Salgueiro

27 de julho de 2025
Cultura

Terceira e última noite do Pernambuco Meu País é dedicada ao forró e promete repertório de clássicos

27 de julho de 2025
  • Blog
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Pernambuco