O primeiro dia do Cena Nordeste Festival acabou em samba. As cantoras Gerlane Lops e Gabi do Carmo transformaram o hall do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa em uma verdadeira escola de samba. Além disso, a quadrilha junina Raio de Sol demonstrou toda a beleza e encanto do São João no festival.
Gerlane abriu a noite com o show “Meu samba chegou”, em caráter intimista a cantora montou um repertório fundado em clássicos da música pernambucana, misturando ciranda, coco, sambas e até o hino de Pernambuco. Referência no samba de Pernambuco, a cantora provou ser versátil e segura de si ao investir em canções que fazem parte da vida do pernambucano.
Em seguida, a quadrilha junina Raio de Sol encantou e provou o porquê de ser a atual vencedora do concurso de quadrilhas juninas de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil. Recentemente eleita Patrimônio Vivo de Pernambuco, a Raio de Sol mistura elementos da cultura popular pernambucana com elementos de circo, teatro e da música pop. Não teve quem ficasse parado durante a apresentação.
Para fechar a noite, o samba voltou a reinar, a cantora de Gabi do Carmo provou porque é um dos nomes mais interessantes da novíssima geração da música popular pernambucana com o melhor do samba brasileiro com um toque de elementos tradicionais de Pernambuco. Gabi exala carisma no palco e a segurança de quem sabe os caminhos que vai trilhar. O primeiro dia de shows de Cena Nordeste Festival terminou em samba como as melhores festas brasileiras.
O FESTIVAL – O Cena Nordeste é uma iniciativa artístico-cultural do Consórcio Nordeste que tem mobilizado toda a região e ao longo deste ano (2024) em encontros voltados para o intercâmbio cultural, para a promoção da produção popular, a formação de plateia da região e o incentivo à economia criativa. O projeto começou a ser planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão e Piauí.
Em Pernambuco, o projeto é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Agência de Empreendimento de Pernambuco (Age), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE). Além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura do Piauí, Secretaria de Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura do Maranhão, Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoa e da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte.
Depois da parada em Pernambuco, o Cena Nordeste Festival segue para Rio Grande do Norte (21 e 22 de setembro), Sergipe (11 e 12 de outubro), Ceará (16 e 17 de novembro) e Bahia (7 e 8 de dezembro).
SERVIÇO: Cena Nordeste Festival Onde: Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, S/N – Varadouro, Olinda. Quando: 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 22h. Entrada gratuita