Foto: Reprodução/ Fernando Pereira
A Cia Biruta de Teatro – grupo de teatro sediado às margens do Rio São Francisco – dá início, neste sábado (26), às atividades culturais de formação do Núcleo Biruta de Teatro (NBT) 2025. As aulas, com intérprete de Libras, serão realizadas no Cineteatro Massangano – Estação da Cidadania, no bairro Rio Corrente, em Petrolina. O projeto é incentivado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – Funcultura (2022/2023), e também conta com apoio da Prefeitura de Petrolina.
O NBT é um grupo de experimentação cênica criado pela Cia Biruta há mais de dez anos. O projeto tem como intuito possibilitar a aprendizagem teatral em um diálogo permanente com a ideia de comunidade, em um espaço de troca de conhecimento sobre o fazer artístico. Por meio de oficinas, estudos, leituras e montagens de espetáculos, a iniciativa conecta a prática artística às vivências e identidades dos jovens participantes.
Para a nova temporada, o Núcleo contou com mais de 90 inscritos. A lista com os participantes selecionados está disponível na página da Cia Biruta no Instagram (@ciabiruta).
Máscaras e performances
Para este ano, a Cia Biruta mergulha na pesquisa “O duplo da atriz – máscaras e a questão de gênero como processo criativo e procedimento pedagógico na construção de imaginários insurgentes”. O estudo promoverá processos criativos de máscaras e performances como formas de autorrepresentação, a partir da interseccionalidade de gênero, raça, classe e território, em diálogo com saberes tradicionais no contexto do semiárido.
A proposta envolve encontros formativos, estudos teóricos e práticos, que culminarão na criação de máscaras e performances. “Os encontros para pesquisa em criação de máscaras acontecerão em paralelo às aulas do NBT, integrando parte de seus conteúdos de preparação corporal e criação de células dramatúrgicas, além de estudos sobre o território e as questões em torno da construção de identidades e interseccionalidade. Será uma oportunidade de ampliar as possibilidades de caminhos para o fazer teatral, incluindo a máscara e suas potencialidades performativas”, explica Cristiane Crispim, uma das oficineiras do projeto.
O projeto, que segue até o dia 20 de setembro, tem coordenação geral de Camila Rodrigues, produção executiva de Letícia Rodrigues e produção de Amanda Martins. As atividades serão conduzidas pelos oficineiros Antonio Veronaldo e Cristiane Crispim, e as intérpretes de Libras serão Rita Silva e Maria Soares.
Serviço:
NÚCLEO BIRUTA DE TEATRO DÁ INÍCIO ÀS AULAS GRATUITAS E COM ACESSIBILIDADE
26 de abril até 20 de setembro de 2025
Cineteatro Massangano – Estação da Cidadania I R. do Tamarindo – Rio Corrente, Petrolina – PE, 56312-695