A Ouvidoria Social da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) está participando, entre 21 e 25 de outubro, no Recife, de um curso promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), sobre a nova plataforma digital Ouve.PE.
Na Ouvidoria Social da SAS, 17 colaboradores participam da atividade, que está sendo conduzida por Vanessa Lins, coordenadora do Serviço de Informação ao Cidadão (CIC), Maria Luiza Trindade, coordenadora da Rede de Ouvidorias do Estado (CRO) e Ana Luiza Trapiá, chefe da Rede de Ouvidorias do Estado.
O Ouve.PE foi lançado oficialmente em 14 de outubro pela Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco (OGE), marcando um passo significativo na modernização da administração pública e reafirmando o compromisso do governo com a transparência e eficiência nas interações com a sociedade. Desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado, o Ouve.PE substitui o antigo sistema Gcon, que apresentava diversas limitações.
“O curso do sistema Ouve.PE tem como objetivo capacitar a equipe da Ouvidoria Social para operar a nova plataforma, que assegura acessibilidade e segurança aos cidadãos. O Ouve.PE registra demandas – reclamações, solicitações, denúncias, elogios, sugestões, como também pedidos de acessão à informação e pedidos relacionados aos dados pessoais -, facilita a tramitação para as áreas responsáveis e permite medir a satisfação do cidadão com pesquisas, além de gerar relatórios gerenciais”, detalha Maria Clara, ouvidora da SAS.
A nova plataforma, com seu design intuitivo e recursos de acessibilidade, incluindo ferramentas de V Libras, promete facilitar a comunicação entre os cidadãos e a Rede de Ouvidorias do Estado. Os usuários poderão consultar todas as manifestações anteriores e complementá-las, o que ampliará sua participação.
Os gestores também se beneficiarão do sistema, que permitirá acesso direto às informações e interação com a Ouvidoria por meio de um chat de atendimento. As equipes contarão com dados, painéis e relatórios dinâmicos, facilitando a tomada de decisões em uma interface simplificada.
Além disso, a nova plataforma incorpora camadas de proteção avançadas, assegurando a segurança dos dados pessoais e permitindo auditoria das operações, o que fortalece a confiança dos cidadãos. Com a implementação do Ouve.PE, Pernambuco avança rumo a uma gestão digital mais eficiente, promovendo uma interação mais efetiva entre o cidadão e o Estado, e consolidando o papel da Ouvidoria Geral como um canal essencial para a reivindicação de serviços públicos de qualidade.
Texto: Mariane MonteiroFotos: Vinicius Lins