Foto: Juana Carvalho – Secult-PE/Fundarpe
Píblico compareceu à Escola Jornalista Cyl Galindo para prestigiar o País do Cinema
O País do Cinema chegou a Buíque nesta sexta-feira (1º), com mostras, oficinas e debates na Escola Técnica Jornalista Cyl Galindo. O tema proposto nesta edição é “Raízes na tela: território, memória e afetividade” e traz discussões sobre a construção de identidades a partir do audiovisual e da preservação dos vínculos afetivos com o território.
A programação começou nessa manhã com a atividade formativa “Outros Sertões e o minuto”, ministrada por Mila Nascimento. A aula, que busca reafirmar o audiovisual como ferramenta crítica e cultural, ensinou aos alunos do ensino médio presentes como criar filmes de até 1 minuto por meio do celular.
No período da tarde, ocorreu a mostra “Outros Sertões”, com a sessão de curtas-metragens de diversos gêneros e que se propõem a desconstruir a imagem do Agreste e Sertão Pernambucano. Também foram exibidos os filmes: Casinha de Mureta, de Leonardo Lemos e Entre o Mar e o Sertão, de Elle Moon.
O realizador audiovisual, Leonardo Lemos, exibiu seu primeiro curta-metragem e destacou a importância de participar do Festival Pernambuco Meu País: “A gente está ocupando uma Escola Técnica, falando com uma centena de alunos que estão construindo ainda a consciência deles e eu acho isso fantástico. Discutimos o direito ao afeto, o direito a andar em nossas cidades, a saber quem é nosso vizinho. Eu estou muito feliz, muito honrado de estar aqui”.
Maria Samara, coordenadora de audiovisual da Secretaria de Cultura, reafirmou a relação da cidade de Buíque com o cinema e ressaltou a importância de levar a linguagem para o Festival Pernambuco Meu País.
“O cinema está em todos os lugares aqui em Buíque, está nas cores, nas pessoas, nos olhares. O cinema que a gente traz é o cinema do encontro, que vem de várias regiões, que vem do Sertão, que vem do Agreste. É muito importante fazer o País do Cinema, pois a gente difunde as diversas manifestações artísticas de todo o território do nosso país Pernambuco”.
A programação do País do Cinema na edição de Buíque do Festival Pernambuco Meu País segue neste sábado (02) com a exibição de curtas e média-metragens, a partir das 14h. Ao final das sessões ocorrerá um momento de debate com os realizadores audiovisuais presentes na mostra.