Na próxima sexta-feira (18) e sábado (19), Pernambuco sediará uma oficina promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) no Centro de Artesanato, no Bairro do Recife. O evento visa debater o texto-base do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que guiará as políticas culturais do país nos próximos dez anos.
A programação acontecerá em dois locais diferentes: Dia 18, será realizada uma abertura solene no Centro de Artesanato de Pernambuco, das 15h às 18h (Av. Alfredo Lisboa s/n – Armazém 11 – Recife). Já no dia 19, será ministrada uma oficina sobre o Plano Nacional de Cultura no Auditório Professor Clécio Lemos, das 09h às 18h (Campus Benfica – FCAP/UPE, Av. Sport Clube do Recife, 252, Madalena – Recife).
Este é o terceiro encontro de uma série de oficinas que acontecerão em todas as capitais brasileiras que será conduzido pelos agentes do Ministério da Cultura, que atuam diretamente na gestão das ações do Plano Nacional. A abertura será feita pela secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
Produtores culturais, gestores, artistas e membros dos comitês e conselhos locais estão convidados a se inscrever, podendo fazê-lo tanto pelo link disponibilizado pelo Ministério da Cultura quanto diretamente no local do evento.
Durante a oficina, os participantes serão organizados em grupos para discutir os oito eixos estruturantes do novo Plano: Gestão e Participação Social; Fomento à Cultura; Patrimônio e Memória; Formação; Infraestrutura, Equipamentos e Espaços Culturais; Economia Criativa; Proteção Social, Emprego, Trabalho e Renda; Bem Viver e Justiça Climática; e Cultura Digital e Direitos Culturais.
“É fundamental que todos os atores da cultura participem desse debate, pois o novo Plano Nacional de Cultura será uma ferramenta crucial para moldar as políticas culturais nos próximos dez anos. A diversidade de vozes e experiências é o que enriquecerá essa construção coletiva, assegurando que as especificidades de cada região sejam respeitadas e incorporadas”, declarou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
O Plano Nacional de Cultura
O novo Plano Nacional de Cultura (PNC) começou a ser discutido em 1º de outubro em Brasília, reunindo cerca de 70 representantes da sociedade civil. Previsto na Constituição Federal, o PNC estabelece diretrizes e metas para as políticas culturais no Brasil, servindo como guia para a elaboração de planos culturais em diferentes níveis de governo, sempre considerando as particularidades regionais. O plano atual, válido até dezembro de 2024, está sendo reformulado para se adaptar às mudanças recentes no país e garantir que as políticas culturais atendam às demandas da população.