Cozinha Josefa Maria Pereira de Andrade será o primeiro equipamento no município, oferecendo almoço diário à população
Vertentes, no Agreste de Pernambuco, dá um passo decisivo para garantir o direito à alimentação com a inauguração da Cozinha Comunitária Josefa Maria de Andrade. A nova unidade homenageia Josefa Maria Pereira de Andrade, a querida Detinha de Sabino, técnica de enfermagem que dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados e realizava ações de caridade, especialmente para crianças.
O primeiro equipamento do município funcionará na Praça Doutor Gil Rodrigues, n° 07, das 07h30 às 15h, oferecendo almoço diariamente. Além disso, contará com uma equipe de 07 pessoas, incluindo 1 coordenador, 3 cozinheiros e 1 auxiliar de cozinha e serviços gerais, além de 1 nutricionista.
O Secretário Executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, enfatiza: “Com esta cozinha, estamos construindo um futuro onde a fome não seja um obstáculo para o desenvolvimento das famílias de Vertentes. É um investimento no presente e no futuro da nossa gente.”
A chegada da primeira Cozinha Comunitária em Vertentes, impulsionada pela gestão Raquel Lyra, reforça o acesso à alimentação em Pernambuco, onde o Programa Bom Prato já serviu mais de 13,6 milhões de refeições. Cada unidade recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e equipamentos e mais R$ 20 mil mensais de repasse via cofinanciamento estadual para custeio.
Texto: Fernando Junior | SAS