O município de Pesqueira sediou, neste sábado (16/08), uma programação especial do Festival Pernambuco Meu País, com atividades voltadas à formação, diálogo e fortalecimento das redes culturais da região. As ações aconteceram na Escola Cristo Rei e reuniram dezenas de participantes em torno de dois importantes programas do festival: o Forma PE e o Rede PE.
Às 14h, teve início o Fórum Cadeia Produtiva da Cultura – Da Criação ao Mercado, que, em sua edição de Pesqueira, trouxe o artesanato como tema central. O encontro promoveu um debate franco e enriquecedor sobre os caminhos para transformar a criação artesanal em oportunidade de renda, circulação e valorização cultural. Participaram do fórum três importantes referências do setor: Cecilia Gouveia – artesã e liderança quilombola; Geovane Xukuru, artesão e professor de arte indígena no território Xukuru; e Mestra Lívia Aguiar, artesã, psicóloga e educadora.
“A gente acabou de ter o Fórum de Cadeia Produtiva da Cultura – Da Criação ao Mercado, com o tema do artesanato. Cada participante teve um espaço de fala em que apresentou seu trabalho e todos conversaram muito entre si. Então, o fórum foi muito rico para falar não só do processo de criação, mas de como eles desenvolvem essas peças até chegar ao mercado”, destacou Clara Nogueira, assessora de Artesanato da Secult-PE.
Após o fórum, o programa Rede PE ofereceu uma série de atendimentos e oficinas voltadas a produtores culturais, artistas e agentes da região. A programação incluiu tira-dúvidas sobre prestação de contas e Cadastro de Produtor Cultural (CPC), oficinas práticas sobre formatação de projetos e inscrição em editais estaduais.
“A gente está aqui nas ações formativas do Festival Pernambuco Meu País. Para todo mundo entender um pouco do que são essas atividades, a gente tem três eixos: o Forma PE, com oficinas e workshops; o Fórum da Cadeia Produtiva – Da Criação ao Mercado, com debates sobre linguagens culturais – e aqui em Pesqueira trouxemos o fórum sobre artesanato; e também o Rede PE, com ações das secretarias estaduais. Hoje realizamos um grande workshop sobre elaboração de projetos voltados ao Funcultura”, explicou Fábio Cavalcante, coordenador do Forma PE, da Fundarpe.