Reconhecendo a fundamental importância dos trabalhadores que atuam na parte técnica para a cadeia produtiva da cultura no estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, lança o edital da segunda edição do Prêmio Bastidores em Cena. A premiação celebrará a trajetória de técnicos e técnicas da cultura e das artes, com suas contribuições, suas transmissões de saberes e fazeres, e seus conhecimentos técnicos e técnicas na criação e execução dos bens artístico-culturais das diversas áreas de todas as macrorregiões.
Ao todo, serão 10 profissionais contemplados com uma premiação de R$ 9,28 mil, totalizando R$ 92,80 mil em investimentos. Podem participar técnicos das linguagens das Artes Visuais, Artesanato ,Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Moda, Música, Teatro e Ópera. Os participantes também precisam ser pernambucanos natos ou estabelecidos e domiciliados no estado de Pernambuco há, pelo menos, um ano ou ter título de “Cidadão(ã) Pernambucano(a)” concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. Podem participar pessoa física ou MEI, atendendo aos requisitos do edital.
Alguns exemplos de profissionais que podem participar do edital são: diretor de palco; técnico de palco (roadie); técnico de som; técnico de backstage; produtor técnico; técnico de carregador; técnico de luz; técnico de LED; técnico de infraestrutura; técnico receptivo para eventos; técnico de cenografia; técnico de camareira; técnico de efeitos especiais; técnico em montagem de luz; técnico de montagem de som; técnico de montagem de LED; e demais profissionais não listados, que atuam nos bastidores da cultura e das artes.
“Os técnicos da cultura são fundamentais no processo de fazer ideias criativas tomarem forma e conquistarem os corações do público. O trabalho de bastidores que eles realizam é o grande alicerce dos projetos artísticos que formam a identidade cultural do estado, eles que possibilitam o encontro da arte com o mundo. Valorizar esses profissionais é tornar a cultura pernambucana ainda mais forte e reconhecida no mundo todo”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco entre os dias 14 a 30 de julho de 2025. Confira aqui o edital completo.