O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou nesta sexta-feira (7), o resultado preliminar da 1ª análise periódica do Edital de Credenciamento para Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Edital de Credenciamento nº 001/2025. A convocatória tem como objetivo o credenciamento de pessoas físicas visando à prestação de serviços de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender os eventos realizados e/ou apoiados pela Fundarpe. As inscrições estão abertas, de forma contínua, até as 16h59 do dia 30 de janeiro de 2026, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco.
Confira aqui o resultado preliminar da 1ª análise periódica.
Confira aqui o Edital de Credenciamento para Intérpretes de Libras e todos seus anexos.
De 31 de janeiro a 5 de fevereiro foram recebidas 18 inscrições. Desse total, 11 foram habilitadas, seis inabilitadas e uma foi considerada inválida. Os inabilitados podem entrar com recursos, de 10 a 12 de fevereiro, por meio do Formulário de Recurso disponível no Mapa Cultural. O recurso deve ser enviado em um único documento, em formato PDF, contendo as razões e justificativas referentes às etapas de Análises Documental ou Técnica, limitando-se a informações que deveriam constar originalmente no ato da inscrição. Os recursos enviados são analisados pelas devidas comissões e o resultado é publicado no dia 17 de fevereiro, no Mapa Cultural e portal Cultura PE. Os deferidos, assim como os já habilitadas, estão aptos para participar do sorteio, que é realizado no dia seguinte (18), no canal do YouTube do Cultura PE.
O Edital de Credenciamento para Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é voltado para pessoas físicas, com mais de 18 anos de idade, que residam em território nacional e possuam formação, habilitação, atuação profissional e/ou conhecimento técnico comprovados em libras. O credenciamento não gera direito à contratação estando esta condicionada à definição da programação dos eventos, bem como de previsão orçamentária, ficando a critério da Fundarpe a definição da conveniência e da oportunidade em fazê-lo.
PROFISSIONAL ESSENCIAL – O intérprete de libras atua de forma a garantir a acessibilidade comunicacional adaptando-se às diversas modalidades de comunicação, sejam elas simultâneas, consecutivas ou relacionadas a contextos específicos, como educacionais, culturais, sociais ou profissionais, sendo um profissional essencial para a promoção da inclusão e da interação plena de pessoas surdas ou com deficiência auditiva na sociedade.
O valor pago pela prestação do serviço é de R$ 240 por hora para atuação em espetáculos, shows, cinemas e similares, e de R$ 192 por hora para palestras, oficinas, seminários, congressos, fóruns, conferências, audiências públicas, assembleias de classes, encontros e similares, com carga horária máxima de seis horas por dia.
Em caso de dúvida ou problemas técnicos na plataforma de inscrição Mapa Cultural de Pernambuco, os candidatos podem entrar em contato com o suporte por meio do atendimento via WhatsApp (81) 3184-3018 ou pelo e-mail [email protected], de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para informações, dúvidas e outros esclarecimentos sobre a documentação exigida no edital, o contato deve ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (81) 3184-3015, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Resultados periódicos da convocatória ocorrem a cada 90 dias contados da data do primeiro resultado periódico, no Diário Oficial do Estado (DOE), no Mapa Cultural de Pernambuco e no Portal Cultura PE.