Beneficiárias e cozinheiros(as) participam da maior feira de artesanato do Brasil com vendas, oficinas e aulas-show
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), participa da 25ª edição da Fenearte, através do Programa Bom Prato, com uma programação especial que valoriza a gastronomia popular e os talentos das Cozinhas Comunitárias do estado. A maior feira de artesanato da América Latina acontece de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Durante todos os dias do evento, usuárias das Cozinhas Comunitárias que participaram do curso de preparação de doces e salgados estarão na Praça de Alimentação, comercializando seus produtos. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Solar Coca-Cola, com o objetivo de gerar renda, visibilidade e autonomia para as mulheres beneficiárias das cozinhas.
Nos dias 14, 15 e 16 de julho, a área de gastronomia da feira será palco de aulas e apresentações culinárias com os cozinheiros das Cozinhas Comunitárias, que realizarão aulas-show com receitas servidas nas unidades, como falso estrogonofe de frango, moqueca de ovo, entre outras. Um dos destaques será a participação do chef Jackson Santos, da Cozinha Comunitária Raízes Indígenas, localizada na Aldeia Caldeirão do Povo Pankararu, em Jatobá, que levará ao público os sabores da culinária tradicional dos povos originários.
“A presença do Bom Prato na Fenearte é uma forma de mostrar que a gastronomia popular também é arte. Estamos levando para essa vitrine o talento, a criatividade e a tradição que circulam diariamente nas Cozinhas Comunitárias de Pernambuco”, destaca Felipe Medeiros, secretário de Combate à Fome.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização da cultura alimentar popular e com a inclusão produtiva dos beneficiários e cozinheiros(as) das mais de 200 unidades implantadas em todo o território pernambucano.
Texto: Texto: Fernando Junior | SAS