Iniciativa é reconhecida nacionalmente como referência em inclusão social por meio da tecnologia; resultado será divulgado em agosto
O Programa Mães de Pernambuco, criado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS-PE), foi anunciado como finalista do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital (Gov.Digital 2025), na categoria Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo.
A premiação reconhece iniciativas que fazem uso estratégico da tecnologia para transformar a gestão pública e melhorar a vida dos cidadãos brasileiros. Ao figurar entre os finalistas, Pernambuco reforça seu protagonismo nacional na construção de políticas públicas que aliam inovação e sensibilidade social.
O Mães de Pernambuco é um programa de transferência mensal de renda voltado às mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças de até 6 anos (72 meses) que não possuem emprego ou renda formal. A iniciativa atende até 100 mil famílias em situação de maior vulnerabilidade social em Pernambuco e utiliza inteligência de dados para localizar e apoiar diretamente quem mais precisa.
“O Mães de Pernambuco traduz a missão da nossa gestão: aplicar tecnologia com propósito social. Ser finalista do Gov.Digital é o reconhecimento de que estamos no caminho certo com compromisso, escuta e respeito às realidades do nosso povo,” destacou o secretário Carlos Braga.
O resultado final será divulgado em agosto, durante o SECOP 2025, evento nacional de destaque na área de governo digital e inovação pública, que acontecerá em Brasília.
Texto: Fernando Junior | SAS