Evento reforça os avanços da política de assistência social com escuta ativa, articulação federativa e foco nas entregas à população
Nesta quinta-feira (31), a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) realizou, no auditório do SENAI, em Recife, o evento de apresentação do Balanço das Ações do Primeiro Semestre de 2025. Evento contou com aproximadamente 200 pessoas, entre gestores, coordenadores, técnicos e visitantes e foi marcado pelo compartilhamento dos resultados da SAS.
A abertura ficou a cargo do secretário Carlos Braga, que ressaltou a importância do encontro como espaço de reflexão e transparência. Na sequência, os executivos da SAS apresentaram os avanços e desafios enfrentados ao longo dos últimos seis meses.
A primeira apresentação foi conduzida pela secretária de Assistência Social, Andreza Pacheco, que destacou o fortalecimento do apoio técnico aos municípios, a ampliação das formações realizadas pela ESFOSUAS/PE e os resultados do programa Mães de Pernambuco. “Ao longo deste semestre, consolidamos avanços expressivos em diversas frentes, e no centro dessa trajetória, o Mães de Pernambuco permanece como referência. Mais do que um marco na proteção social, o programa traduz o compromisso afetivo e coletivo da SAS com as mulheres do nosso estado reafirmando que cuidar de quem cuida é uma prioridade para esta gestão”, afirmou.
Em seguida, o secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, apresentou os números que refletem a expansão da política de segurança alimentar. “Chegamos a 210 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, com previsão de alcançar 212 unidades neste fim de semana. Ultrapassamos a marca de 15,8 milhões de refeições servidas desde o início da gestão, e nossa meta é superar 16 milhões em breve. Esses números representam mais que volume, expressam dignidade”, disse.
A convite de Felipe, a diretora Adjunta do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul, Vanusa da Rosa, fez um depoimento emocionado, agradecendo à equipe da SAS: “Fomos recebidos com acolhimento e respeito. Visitamos as Cozinhas Comunitárias e vamos levar conosco os frutos do Programa Bom Prato, que fortalecerão nosso trabalho no Sul. Essa troca é o mínimo que podemos fazer enquanto gestores comprometidos com o bem-estar da população. Estamos aqui de passagem, não a passeio. Quero parabenizar cada membro da SAS pelo trabalho realizado e agradecer, em nome do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. As portas do nosso estado estão abertas não apenas para doações, mas para acolher e receber com o mesmo carinho com que fomos acolhidos aqui.”
Na sequência, o secretario executivo de Políticas sobre Drogas, Yury Ribeiro, falou sobre a condução política do Programa Atitude, destacando a decisão da governadora Raquel Lyra e da vice Priscila Krause de ampliar e fortalecer o serviço: “É muito fácil fazer gestão pública quando se é liderado por quem entende e respeita as políticas sociais. Em vez de encerrar o Atitude, que não foi criado por esta gestão, elas decidiram investir, reestruturar e cuidar das pessoas e das equipes. Isso mostra que é possível reverter quadros estagnados e entregar resultados concretos quando a política é feita com sensibilidade.”
O evento seguiu com apresentações conduzidas pelo secretário executivo de Gestão, Luiz Fábio, e pela Chefe de Gabinete, Anna Karla, que destacaram os resultados operacionais e estratégicos da SAS no semestre.
Encerrando o encontro, Carlos Braga retornou com uma fala marcada pela gratidão e pelo reconhecimento coletivo reforçando o espírito de equipe e o compromisso da SAS com uma gestão que transforma vidas. “Sou muito focado em gestão, confesso, mas estou aprendendo com vocês que gestão pública é, acima de tudo, sobre olhar para o outro. Esse balanço pode parecer protocolar, mas é necessário para enxergarmos tudo o que fizemos e o que ainda temos por fazer. Tenho muito orgulho da nossa entrega. A governadora elogia nosso trabalho com frequência, e isso é fruto da dedicação de cada pessoa aqui. Não sabemos o que o amanhã reserva, mas enquanto estivermos juntos, vamos fazer o melhor possível. E se um dia seguirmos caminhos diferentes, poderemos olhar para trás e dizer: tudo valeu a pena.”
Texto: Fernando Junior | SAS