Equipamento oferece, cinco dias por semana, 200 almoços às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional
A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) entregou ontem (19) à população de Catende, na Mata Sul, a Cozinha Comunitária Amara Inácia Velozo de Carvalho, a 67ª inaugurada este ano e a segunda unidade na região. Mais um reforço para a política de segurança alimentar e nutricional, esta é a 106ª cozinha aberta desde o início da atual gestão estadual, aumentando para 161 a quantidade de equipamentos em pleno funcionamento em Pernambuco.
A segunda unidade de Catende está localizada no distrito de Laje Grande e conta com uma equipe composta por duas cozinheiras, duas auxiliares de cozinha, uma nutricionista, um auxiliar de serviços gerais e um porteiro. Servirá, cinco dias por semana, 200 almoços às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional encaminhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
“Essa é a segunda unidade que entregamos em Catende. É uma conquista que muito nos alegra e nos motiva ainda mais a seguir nesta parceria de sucesso com os municípios, que tem como foco garantir alimentação, cuidado e dignidade a quem mais precisa”, destacou a superintendente de Combate à Fome da SAS, Maríllia Torres.
Para Amanda Barros, secretária de Assistência Social de Catende, a palavra que resume o momento é gratidão: “Nos enche de orgulho a chegada de mais uma cozinha em nosso município”, disse.
“Nossa comunidade estava carente de um lugar como a cozinha comunitária. Tenho certeza de que, além da alimentação, ela vai trazer muita alegria para nossos moradores. Estou muito feliz em compartilhar essa felicidade”, acrescentou Vânia Oliveira, cozinheira da unidade.
Todas as cozinhas comunitárias são fruto de parceria entre o Governo do Estado, por meio da SAS, e os municípios beneficiados. Como parte do Bom Prato, um dos módulos do Programa Pernambuco Sem Fome, são monitoradas e apoiadas tecnicamente pela Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), o que garante excelência na execução.
GENEROSIDADE – Seguindo a tradição de homenagear uma figura importante para a comunidade, a cozinha do município carrega o nome de Amara Inácia Velozo de Carvalho, nascida há quase 80 anos no Engenho Guariba.
Empregada doméstica e trabalhadora do plantio de cana-de-açúcar, a moradora tornou-se querida pelo coração generoso e o desejo constante de ajudar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar no distrito de Laje Grande.
“Dona Amara foi uma pessoa exemplar, muito religiosa e que amava cozinhar. Ajudava sempre a quem pudesse, inclusive à comunidade da igreja”, recorda seu filho, Eduardo Velozo. “Tudo de bom que eu puder falar sobre minha mãe ainda será pouco”.
Texto: Nathália PereiraFotos: Thais Estevam