Com uma forte presença da política de assistência social, o Festival Pernambuco Meu País iniciou sua jornada pelo Sertão com ações da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) nos polos de Salgueiro e Triunfo. Desde o dia 25 de julho, a SAS vem atuando diretamente nos territórios, articulada com as redes municipais, para garantir cidadania, inclusão e acesso a direitos durante os dias de festa.
Durante as etapas já realizadas, as equipes da Secretaria desenvolveram uma série de ações estratégicas voltadas à apresentação dos programas desenvolvidos pelo Estado voltados à proteção social e enfrentamento de violações de direitos, como o combate ao trabalho infantil, à exploração sexual, crianças e adolescentes em situação de rua e ao uso abusivo de substâncias.
De acordo com o secretário Carlos Braga, a presença da SAS no Festival é parte fundamental da política de proteção social do Estado. “Não estamos apenas somando esforços ao Festival. Estamos garantindo que, nas noites de celebração cultural, também haja espaço para suporte às equipes municipais ao atendimento de quem mais precisa. Nossa presença nos polos é sobre apoio ao município, orientação e enfrentamento às desigualdades”, destacou.
A mobilização é coordenada pelas Gerências de Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade e Ouvidoria Social da SAS, com apoio das gestões locais. A proposta é transformar o Festival em um espaço onde cultura e assistência social caminham juntas, promovendo proteção social e fortalecimento da cidadania.
A atuação da Secretaria continuará nas próximas etapas do Festival Pernambuco Meu País, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com uma política pública sensível, inclusiva e atenta às múltiplas realidades do povo pernambucano.
Texto: Fernando Junior e Rafael Albuquerque | SAS