Fortalecer e valorizar as produções operísticas do Estado. Este é o compromisso firmado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco – Secult-PE, ao lançar o edital do 2º Prêmio Euclides da Fonseca de Ópera, neste sábado (5). Com publicação já disponível pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, a premiação visa reconhecer os artistas e profissionais de ópera do Estado. As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 14 e seguem até o dia 28 deste mês.
A ação, que homenageia em seu nome um dos pioneiros na criação de óperas em Pernambuco, pretende contribuir ativamente com a formação e o desenvolvimento do setor e incentivar a criação e a realização de mais montagens operísticas locais, contribuindo para o crescimento e a difusão do gênero no Estado. Nesta edição, o chamamento público contempla os agentes culturais selecionados com prêmios nos valores de R$8 mil a R$15 mil.
Poderão participar pernambucanos(as) natos(as) ou cidadãos(ãs) de outras localidades da Federação, desde que comprovem residência e atuação artístico-cultural há pelo menos dois anos em Pernambuco e tenham participado de ao menos duas obras operísticas. Ao todo, serão disponibilizadas 9 categorias para propostas, sendo elas: Cantor, Cantora, Instrumentista de Orquestra, Diretor(a) Musical, Diretor(a) Cênico(a), Diretor(a) de Arte Visual, Montagem Operística e Composição Operística; todas realizadas entre os anos de 2004 e 2024.
Para a assessora de Teatro e Ópera da Secult-PE, Thajjana Lourenço, “a premiação é uma celebração da resistência, excelência e memória das produções culturais feitas fora dos grandes centros, reconhecendo o nosso valor e a nossa história, por meio dos nossos artistas locais do gênero”.
Em casos de dúvidas e maiores informações sobre o edital, serão prestados suportes exclusivamente por meio do atendimento via WhatsApp, pelo número (81) 3184-3018, e pelo e-mail [email protected]. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
HOMENAGEADO
Euclides de Aquino Fonseca é uma figura histórica de enorme relevância para a música pernambucana e brasileira. Natural do Recife, nasceu em 1853 e dedicou sua vida à música erudita, atuando como compositor, maestro, pianista, professor e crítico musical. Entre suas obras mais reconhecidas, estão “Leonor”, “Il Maledetto” e “A Princesa do Catete”. Mesmo diante de convites para atuar em outras regiões do país, o músico optou por permanecer em sua terra natal, contribuindo para a formação de músicos e o fortalecimento da cena cultural local.
> Confira o Edital e os anexos:
EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 011/2025 – 2º PRÊMIO EUCLIDES DA FONSECA DE ÓPERA 2025
ANEXO I – CRONOGRAMA
ANEXO II – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
ANEXO III – DOCUMENTAÇÃO PARA PAGAMENTO
ANEXO IV – AUTODECLARAÇÃO DE COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
ANEXO V – AUTODECLARAÇÃO DE IDENTIDADE DE GÊNERO
ANEXO VI – DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO PARA PESSOAS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS (INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, DE TERREIRO E/OU CIGANOS)
ANEXO VII – DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA PARA REPRESENTAÇÃO DE PERTENCENTES A GRUPOS OU COLETIVO SEM CONSTITUIÇÃO JURÍDICA
ANEXO VIII – LAUDO MÉDICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
ANEXO IX – TERMO DE COMPROMISSO PESSOA FÍSICA
ANEXO X – TERMO DE COMPROMISSO PESSOA JURÍDICA
ANEXO XI – TERMO DE PREMIAÇÃO CULTURAL
ANEXO XII – FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE RECURSO DA ETAPA DE SELEÇÃO
ANEXO XIII – MINUTA DE DESISTÊNCIA DO CERTAME (PESSOA FÍSICA)
ANEXO XIV – MINUTA DE DESISTÊNCIA DO CERTAME (PESSOA JURÍDICA)
ANEXO XV DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CESSÃO DE DIREITOS PATRIMONIAIS
ANEXO XVI – ORIENTAÇÕES DE ENVIO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO PARA PESSOAS NEGRAS
ANEXO XVII – PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO
ANEXO XVIII – DECLARAÇÃO DE COMPOSIÇÃO AFIRMATIVA DA INSTITUIÇÃO OU COLETIVO