Foto: César de Almeida/Divulgação
Com apoio cultural do Governo de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe e da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), o 11º Colóquio do Teatro para Crianças de Pernambuco dá início a sua programação neste sábado (16), no COMPAZ Governador Eduardo Campos, e, ao longo deste mês, também chega ao Teatro Arraial, ambos no Recife. A iniciativa integra a contrapartida social do tradicional Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, promovido anualmente pela Métron Produções, e conta com oficinas teatrais voltadas a crianças e adolescentes, além de palestras abertas ao público voltadas a artistas, educadores e profissionais da cultura.
“O Festival tem esse compromisso social de promover o exercício cultural por meio da formação. Não é só formar plateia, mas fomentar o processo educativo no dia a dia das crianças e jovens por meio do teatro”, afirma Edivane Bactista, da Métron Produções.
A abertura das atividades acontece com a oficina “Jogos Teatrais – Um olhar lúdico sobre o quintal”, ministrada pelo ator, diretor teatral e pedagogo Charlon Cabral, do Galpão das Artes de Limoeiro. A oficina será realizada neste sábado (16), com duas turmas: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, e é voltada a participantes entre 8 e 15 anos. A proposta é estimular o imaginário dos jovens por meio de experiências sensoriais e expressivas, utilizando o corpo, o som, a memória e o espaço simbólico do “quintal” como base para a criação teatral.
Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, será a vez da Oficina de Iniciação ao Teatro, comandada pela pedagoga e multiartista Nelma Barros, no Teatro Arraial, na Boa Vista. Voltada ao público entre 5 e 13 anos, a formação abordará jogos e dinâmicas teatrais a partir da literatura infantojuvenil, incentivando a criatividade, a expressão corporal e o pensamento cênico de forma lúdica e educativa.
A programação do Colóquio também inclui palestras gratuitas, presenciais e com transmissão online. No dia 2 de setembro, a arte-educadora e gestora cultural Rita Marize Farias de Melo ministra a palestra “Artes e Infâncias”, das 19h às 21h, no Teatro Arraial. No dia seguinte, 3 de setembro, o encenador e diretor José Manoel Sobrinho conduz a palestra “Teatro para crianças e jovens: nem parque, nem terapia: arte”, no mesmo horário e local. Ambas as atividades são abertas ao público, com entrada gratuita sujeita à capacidade do espaço (94 lugares), e serão transmitidas ao vivo pelos perfis no Instagram da @metronproducoes e @festivaldeteatroparacriancas.
As oficinas são gratuitas, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Sympla. Os links estão disponíveis no site oficial do Festival: www.teatroparacrianca.com.br.