Foto: Divulgação
Sucedendo os dias em reverência ao brega romântico e ao pagode, com nomes como Pablo e Xande de Pilares, a terceira e última noite do palco Pernambuco Meu País em Salgueiro será dedicada ao forró e promete repertório de clássicos. Neste domingo (27), o estilo, fincado nas raízes do Nordeste, recebe protagonismo, com apresentações de Mastruz com Leite, Anjo Azul, a salgueirense Limão com Mel, Joquinha Gonzaga e mais.
“Com adesão total do público de Salgueiro, a gente chega ao último dia de atividades com o sentimento de que proporcionamos uma verdadeira imersão na cultura do nosso Estado, em um clima de festividade e celebração à nossa identidade, a quem somos e expressamos. Agradecendo a calorosa recepção da população do município, seguimos em itinerância por Pernambuco, fazendo o que acreditamos, acessibilizando o acesso a diversas linguagens e nutrindo a nossa terra com arte, conhecimento e o poder de nossa tradição”, destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
Promovendo a salvaguarda da cultura popular e da tradição sertaneja, às 17h30, a abertura da programação será feita pelo Coral Aboios de Serrita, único no mundo formado por vaqueiros, que também são ícones da Missa do Vaqueiro, Patrimônio Imaterial de Pernambuco. As homenagens à região seguem com o show do sanfoneiro e músico Joquinha Gonzaga, sobrinho do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, e neto de Januário, às 18h20.
Dando continuidade à grade, diretamente do Ceará, será a vez da representação do forró contemporâneo, com a inserção dos acordes eletrônicos no famoso e extenso repertório do grupo Mastruz com Leite, às 19h50. Falando de amor, às 21h40, a banda “Anjo Azul” traz um setlist diverso, com autorais e clássicos, embalando o público com ritmos e balanços que se adaptam a diversos estilos.
Encerrando, a homenagem ao forró deve ser ainda mais emocionante. Às 23h30, a salgueirense Limão com Mel cantará em casa e deve colocar todo o público para cantar junto, ao entoar faixas de sucesso, catalogadas em mais de 30 anos de carreira. Hits como “Toma Conta de Mim”, “Por Que Não Vê”, “E Tome Amor” e “Invernos e Verões” deverão entrar no repertório, fechando a programação em grande estilo.
Os intervalos serão agitados pelo DJ Kaliu, que se apresenta no Som na Rural, palco itinerante e conhecido por transformar espaços públicos em cenários culturais, e que chegou ao festival para não deixar ninguém parado.
LINGUAGENS
Além do palco principal, a programação se espalha em diferentes polos culturais, com diversas linguagens. No País das Conexões Criativas, o “Desfile Conceição das Crioulas”, às 16h20, celebra a moda e a resistência quilombola, trazendo visibilidade para o protagonismo feminino negro. Às 18h, o grupo Guerreiros do Passo, referência na preservação do frevo de rua, se apresenta no País das Conexões Urbanas, e com destaque também por sua recente participação no Festival de Cannes, com o premiado filme pernambucano “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Outras atrações incluem o espetáculo “Pisadas”, às 17h, no País das Artes Cênicas, e a exposição “Cuba Contemporânea”, da fotógrafa Mery Lemos, na Casa da Cultura, que aborda as semelhanças entre a cultura popular de Cuba e Pernambuco.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO (27/7) EM SALGUEIRO:
Palco Pernambuco Meu País
Praça da Bomba, a partir das 17h30
17h30 – Coral Aboios de Serrita
18h20 – Joquinha Gonzaga
19h50 – Mastruz com Leite
21h40 – Anjo Azul
23h30 – Limão com Mel
Som na Rural e DJ Kaliu (nos intervalos)
País das Artes Cênicas
Casa da Cultura, a partir das 17h
17h | Espetáculo Pisadas
País das Brincadeiras
Museu do Couro, a partir das 15h
15h | Espetáculo Festejar O Show
16h | Os Três Porquinhos
17h | Espetáculo Respeitável Público
País das Conexões Criativas
Centro de Vocação Tecnológico (CVT), a partir das 16h
16h20 | Desfile Conceição das Crioulas
País das Conexões Urbanas
Praça Santo Antônio, a partir das 16h
16h30 | O Encontro da Tempestade e a Guerra
18h | Grupo Guerreiros do Passo
País das Conexões Visuais
Casa da Cultura, a partir das 10h
Exposição Cuba Contemporânea
País das Culturas Populares
Museu do Couro, a partir das 15h
15h | Espetáculo Xaxado de Lampião, do grupo de dança Gilvan Santos
16h | Reisado do Inhanhum
17h | Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça
País da Música
Museu do Couro, a partir das 18h
18h | Jay Ferrí
19h20 | Tonfil
Cortejos
Em vários pontos da cidade, a partir das 16h
16h | Boi Charmoso, Urso da Bagunça, Maracatu Afrobatuque
17h | A Cobra da Bexiga Lixa, Boi Fantástico, O Canto para os Malungos
19h | Boi Milagroso, Grupo de Bacamarteiros da Associação Folclórica Bacamarteiros Mandacaru de Abreu e Lima, Quadrilha Rainha Sertaneja
País da Economia Criativa
Museu do Couro, a partir das 15h
Comercialização de produtos de artesanato e gastronomia
Forma PE
Auditório do Centro de Vocação Tecnológico (CVT), das 9h às 12h
Workshop Upcycling – os alunos precisam levar retalhos e roupas para transformar