Eduardo Cunha/Fundape/Secult-PE
Exposição “Observa”
O Observatório Cultural Torre Malakoff divulgou, nesta sexta-feira (25), o resultado da análise documental da terceira edição do edital de ocupação de pautas de artes integradas, o “Observa”. A convocatória foi concebida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura – Secult-PE e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. A lista de aprovados pode ser conferida no Mapa Cultural de Pernambuco.
Editais de ocupação de pautas como o “Observa” contribuem para a valorização das artes e da cultura popular em todo o território pernambucano. “A terceira edição do edital ‘Observa’ reafirma nosso compromisso com a valorização das artes e o incentivo à produção cultural em Pernambuco. Essa iniciativa é fundamental para ampliar o acesso de artistas e coletivos aos espaços expositivos da Torre Malakoff, estimulando a diversidade e a inovação no cenário artístico do estado. Esse investimento fortalece a cena cultural pernambucana e reforça a importância da ocupação criativa dos nossos equipamentos culturais”, destaca a Secretária de Cultura, Cacau de Paula.
Nesta terceira edição da convocatória, o total em prêmio estipulado para os 10 aprovados será de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) – R$15.000,00 (quinze mil reais) por cada projeto selecionado. Este ano, a convocatória contemplará 10 (dez) projetos individuais ou coletivos adequados aos espaços expositivos do local.
“O principal objetivo dessas ações é diversificar os instrumentos estaduais de fomento e incentivo às áreas culturais, neste caso, com foco específico da área de artes visuais, sonoras e fotografia. Nesta edição, estaremos selecionando propostas para ocupação das salas do Observatório Cultural Torre Malakoff tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre”, destaca a Gerente de Ação Cultural da Fundarpe, Maria Eduarda Belém.
O período de recurso inicia nesta segunda-feira (28) e vai até quarta-feira (30). O resultado final será divulgado dia 1º de maio.