Foto: Bianca Pimentel / Divulgação
Compromisso com a sustentabilidade, a arte e o bem-estar do planeta. Este é o legado do trabalho do artista plástico e reciclador recifense Jacaré – desde 1980 até os dias atuais – retratado na websérie “Jacaré – Um Artista a Serviço do Planeta”. A produção documental, através de uma linha do tempo sensível, convida o público a refletir sobre a cultura do descarte e da transformação de resíduos em consciência ecológica. Com o episódio de estreia já disponível, o projeto conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, disponibilizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).
Produzido com foco cultural e educativo, o roteiro da obra costura memórias, imagens e ideias que revelam o profundo e criativo compromisso do artista com a natureza. Ao longo dos episódios, Jacaré detalha como técnicas de joalheria e design tridimensional passaram a integrar sua linguagem artística, sempre prezando pelo desenvolvimento sustentável.
Em sua estreia, com o episódio “1980 – A Jornada Começa”, a websérie revela os primeiros passos de Jacaré nas artes visuais: a formação autodidata, o primeiro ateliê em Olinda, a experiência com design tridimensional na Bahia e sua atuação no bar Depois do Escuro, espaço localizado no bairro das Graças, que marcou a cena cultural do Recife na década.
Dando continuidade à sua história e relação com experimentações, afetos e gestos sustentáveis, nos novos episódios, a produção promete novos encontros, registros visuais e processos criativos de um artista singular, pernambucano, que há mais de 40 anos transforma tudo ao seu redor.
SERVIÇO
> Websérie “Jacaré – Um Artista a Serviço do Planeta”
Sinopse – Da criação do seu primeiro ateliê em Olinda à vivência em Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, na Bahia, ele revela como técnicas de joalheria e design tridimensional passaram a integrar sua linguagem artística.
Onde assistir – Pelo link